6 Dicas de como organizar seu guarda-roupa de forma prática e eficiente

Uma organização eficiente colabora para que não gastemos momentos à toa procurando algo específico. Já um guarda-roupa bagunçado nos deixa estressados e rouba nosso tempo na correria cotidiana. 

Talvez seja desconfortável separar algumas horas da rotina inteira para deixar seu armário arrumado, mas depois você agradecerá por ter tomado a decisão de ajeitar tudo.

Com as dicas listadas neste artigo, você saberá como ter um guarda-roupa arrumado de forma prática e como mantê-lo assim durante a semana. Acompanhe!

Como se livrar da bagunça do guarda-roupa?

O cansaço diário e a falta de tempo colaboram para que evitemos tarefas básicas, como guardar as roupas no lugar ou retirá-las do armário com calma para garantir que a ordem se mantenha.

Por conta disso, é interessante termos algumas atitudes, mesmo que pequenas, como:

  • escolher uma gaveta para deixar roupas que serão dobradas;
  • definir um período diário para organizar as peças;
  • estabelecer categorias e manter os itens arrumados conforme elas.

Como arrumar o armário de forma prática e eficiente?

A bagunça generalizada atrapalha a nossa rotina e, infelizmente, o armário não será arrumado em um passe de mágica. Organizá-lo depende de tempo, paciência e implementação de novos hábitos na rotina.

Separou um momento para arrumar o guarda-roupa, mas não sabe como começar? Acompanhe as dicas, abaixo, para saber técnicas e estratégias de deixá-lo organizado.

1. Separe suas roupas e as analise

Apesar de ser uma tarefa que requer esforço, verificar todas as peças é interessante para você desapegar daquelas que não usa mais e encontrar roupas perdidas.

Tire todos os itens do guarda-roupa e reúna-os. Aproveite para experimentar peças que não usa há um tempo. Veja se tem vestimentas que estão grandes ou pequenas e as que você não se identifica mais, separando-as para doação ou venda.

Depois disso, você provavelmente terá algumas peças a menos para começar a organização no armário.

2. Defina uma organização funcional

A melhor organização é aquela que funciona para você e encaixa-se na sua rotina. Portanto, defina como ela será, de acordo com as suas necessidades.

Planeje como ficarão as peças no guarda-roupa com antecedência. Prefira deixar à vista aqueles itens que mais utiliza ou conforme a estação.

Lembre-se de que a organização não precisa ser estática, ou seja, você pode mudá-la conforme for conveniente.

3. Estabeleça quais são as peças que ficarão dobradas

Camisetas, moletons e itens de academia são algumas das peças que podem ficar dobradas. Você pode escolher entre organizá-las por cores, temas – roupas de festa, de treinar e de trabalhar, por exemplo – e de acordo com a temperatura.

Também é interessante separar por tipos de peças, como calça, shorts, vestidos e casacos. Assim, será mais fácil de encontrar o que precisa quando for se vestir.

Para facilitar e ter um padrão ao fazer as dobras, você pode usar um gabarito – seja em papelão ou acetato –, que funciona como um molde para dobrar todas as roupas da mesma forma. 

Também é possível adquirir divisórias para camiseta, assim, você evita bagunçar todas elas caso precise de uma específica e que possa estar mais abaixo.

4. Use organizadores

Uma boa maneira de manter a organização de cintos, roupas íntimas e acessórios, entre outros itens, é usando caixas, colmeias ou cestos próprios para a organização.

Estes produtos possibilitam uma arrumação prática, pois permitem uma boa divisão das peças. Além disso, são fáceis de retirar ou inserir os itens, que podem ser encontrados em diversos tamanhos.

5. Padronize o tipo de cabide

Estabelecer um padrão de cabides é interessante visualmente, mas também facilita o processo de tirar e colocar as peças no armário, evitando que roupas sociais, como terno, calça e camisas, fiquem amassadas.

Existem diversos tipos de cabides, como o de madeira – ideal para peças pesadas – e o de veludo, que ocupam menos espaço e ajudam as peças a não escorregar. Opte por aquele que for mais benéfico para você, considerando a quantidade e quais são as vestimentas que ficarão penduradas.

6. Sapatos, bolsas e roupas de cama

Caso você guarde bolsas e sapatos em seu armário, é interessante organizar esses itens também. Para os calçados, tenha uma escovinha própria para higienizá-los antes de guardá-los. 

As bolsas podem ser guardadas com papel dentro para manter a sua estabilidade dentro do armário.

Deixe os conjuntos de roupas de cama juntos ao dobrá-los, assim será mais tranquilo quando escolher peças limpas para trocar. Para ser mais prático, dobre os lençóis com as fronhas dentro deles.

Com que frequência devo arrumar meu armário?

Manter o guarda-roupa organizado carece de manutenção diária. Ajeitando os itens no lugar destinado todos os dias, você reduzirá a frequência de arrumar todo o armário.

Se conseguir conservar a arrumação, é provável que só fará isso novamente quando houver mudança de temperatura do frio para o calor e vice-versa.

Caso não veja necessidade de arrumar o armário de acordo com a estação, pode optar por fazer uma organização anual. Ela servirá para retirar peças para doação ou venda e para ter noção de que itens você precisa comprar.

Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e conte nos comentários a sua experiência.