Giulia Marchetti explica o que é o “evoluiu challenge”, brincadeira virtual que está fazendo muito sucesso
“muitos acabam desafiando ou creditando a inspiração ao colega e isso movimenta os perfis envolvidos, atraindo atenção não somente dos fiéis seguidores, e também dos novos ”
A mais recente novidade nas redes sociais está com vários adeptos, dentre eles a jovem Giullia Marchetti. Ela faz parte do “evoluiu challenge’. A brincadeira virtual mostra a evolução do processo de maquiagem de criadores de conteúdos digitais em vídeo sincronizado com uma música famosa e não para de crescer nas redes sociais como o Instagram e o TikTok, além de estar revolucionando o mundo ligado à beleza e maquiagem. O nome da brincadeira vem da palavra homônima em inglês e significa desafio.
Como ela já era conhecida do seu público por fazer belas maquiagens, esta brincadeira foi um prato cheio para Giullia mostrar ainda mais seu talento com estes produtos de beleza. Ela se tornou uma referência na categoria challenge versão princesas. Com isso, a cada semana na internet ela mostra a construção de uma princesa diferente: “Claro que, embora seja chamado de categoria princesas, não deixamos de lado as vilãs mais famosinhas e queridinhas do público, como a icônica Malévola”, revela.
Aqui no Brasil o desafio começou com a influencer Larissa Rezende, precursora das redes sociais, que inspirou a diversos outros no país. Nos últimos meses, novas ramificações dos challenges começaram a surgir, desde dublagem de áudios virais de anônimos ou famosos, conversas aleatórias, trechos de entrevistas, lives com cantores famosos e até picuinhas entre celebridades.
Outro detalhe curioso é que os vídeos mostram até oito horas de maquiagem em poucos segundos ou minutos. Porém, a protagonista não pode parar de cantar e a montagem deve incluir um trecho completo da música. Por isso o termo challenge, do inglês, que quer dizer desafio.
Mesmo com vídeos curtos, é importante saber que a gravação e todo o processo real de maquiar é bem mais longo do que poucos segundos. Assistir na web o vídeo pode ser algo rápido, mas a sua construção requer muito mais preparo e atenção. Tanto é que Giullia conta que gasta em média 9 horas para a gravação de um challenge, mas que apesar de todo o trabalho duro, ela adora esse universo e o retorno é sempre maravilhoso: “Apesar de ser um dos conteúdos com maior grau de dificuldades e demora na finalização, os resultados alcançados através do engajamento, compensam cada minuto gasto com gravação e edição.”A influencer aponta que esse rápido crescimento nos números de seguidores e engajamento é possível porque existe interação entre os influenciadores: “muitos acabam desafiando ou creditando a inspiração ao colega e isso movimenta os perfis envolvidos, atraindo atenção não somente dos fiéis seguidores, e também dos novos ”
Para quem deseja se tornar uma referência na área, como Giullia, ela dá dicas valiosas: “Ser conhecido como influencer apenas por esse quesito não sustentará uma carreira sólida, já que aquela pessoa dificilmente será visto como criador de conteúdo fazendo somente isto. Assim como diversas ondas ou modinhas, o Challenge também terá o seu tempo de duração. E mesmo que novas idéias surjam, nada pode substituir o motivo que o seu público passou a te acompanhar. Por isso é necessário não seguir esse único caminho, desviando-se do seu verdadeiro foco”, finaliza.