5 dicas básicas para desinfectar roupas em casa
Se você compra roupas em lojas ou brechós sabe que deve, obrigatoriamente, lavá-las antes de usar, mas esse cuidado deve ser tomado mesmo com as roupas que você já possui e usa no dia a dia.
Os cuidados com desinfecção e descontaminação de peças são uma preocupação básica que todas as pessoas devem ter, principalmente agora, em épocas de pandemia, quando o coronavírus marcou presença e as incertezas ligadas a ele e estudos para obter mais informações, ainda estão em andamento.
Levando em consideração fatores como a crise sanitária que assola o Brasil e as medidas urgentes para frear a disseminação do coronavírus e evitar o contágio, elaboramos 5 dicas básicas para que você possa desinfetar suas roupas em casa com maior eficiência, tirar todas as dívidas quanto à desinfecção e por fim se sentir mais seguro em épocas de isolamento, quarentena e distanciamento social.
Se puder, fique em casa!
Cuidados essenciais para se proteger durante a pandemia
As Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde estabeleceram recomendações e diretrizes que todas as pessoas devem seguir para se proteger do coronavírus.
Portanto, é preciso tomar cuidados redobrados nos espaços públicos, em casa, no trabalho e em todos os lugares onde é possível estar exposto ao vírus.
Por isso:
- Use sempre máscara, evitando tocar o rosto com as mão sempre;
- Evite tocar objetos e lugares com muita circulação de pessoas;
- Mantenha distanciamento em filas, mercados, hospitais, trabalho, entre outros;
- Quando chegar em casa tire os sapatos antes de entrar;
- Tire a roupa da rua e coloque-a em um lugar seguro;
- Não sacuda as roupas para evitar o espalhamento do vírus que pode estar depositado nelas;
- Tome banho quando voltar para casa.
A importância de desinfetar roupas em casa
O ato de desinfetar as roupas é importante e você já está acostumado, mas talvez você precise lavá-las com mais frequência que o habitual devido à situação atual que estamos vivendo.
Ainda não existem muitas informações sobre quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em peças de roupas, mas a maioria delas possuem elementos como plástico e metal onde eles podem viver por algumas horas ou dias, por isso, tenha bom senso.
Se você estiver cuidando de uma pessoa doente em casa, o ideal é que suas roupas sejam manuseadas com luvas descartáveis, mas as peças de pessoas sadias e doentes podem ser lavadas juntas, pois o sabão possui a capacidade de quebrar as moléculas de gordura que envolvem qualquer vírus, como é o caso do vírus causador da covid-19.
Dicas para desinfectar roupas em casa
Reunimos algumas dicas valiosas para que você possa fazer uma lavagem eficaz de suas roupas, e dessa forma manter a segurança no ambiente doméstico. Essas dicas servem também para a desinfecção de peças no geral.
1. Manuseio das peças
Tenha sempre atenção ao manusear as roupas, quando for tirá-las do corpo, tente fazer de forma a não tocar o seu rosto. Não sacuda as roupas de forma alguma, isso impede que o coronavírus se espalhe pelo ambiente. É importante tomar banho logo depois que chegar em casa.
Se você estiver convivendo com uma pessoa contaminada e isolada em quarentena, o ideal é manusear as roupas usando luvas e máscaras, coloque-as em sacos plásticos e se não for possível lavá-las de imediato, deixe-as sempre em um lugar seguro e afastado.
2. Quantidade certa de sabão
Durante a lavagem, muitas fontes recomendam o uso de uma quantidade maior de sabão. É importante ficar sempre de olho na embalagem do seu produto, para que você utilize a quantidade certa para o volume de roupas que será lavado.
Se você utiliza lava-roupa, não abarrote sua máquina, porque isso pode prejudicar a lavagem e impedir que o sabão consiga agir em todas as partes da peça.
3. Use uma quantidade maior de água que o costume
Usar uma quantidade maior de água facilita a lavagem e faz com que as roupas tenham espaço suficientes para serem mexidas na máquina durante o processo, desta forma o sabão conseguirá agir de maneira adequada.
4. Passe suas roupas ou use água quente
Colocar as roupas em água quente, acima de 60ºC, pode ser uma solução para garantir a eliminação de qualquer microorganismo existente na peça, inclusive o coronavírus. As altas temperaturas potencializam o processo de limpeza e desinfecção, principalmente nas roupas de pessoas doentes.
Após a lavagem, passar as roupas a ferro também é uma ótima alternativa, este equipamento é um aliado poderoso para a higienização.
5. Higienize os locais onde as roupas são colocadas
Dê atenção aos locais onde as roupas são armazenadas, pois higienizá-los também é preciso, principalmente porque são materiais feitos geralmente de plástico ou metal, onde o vírus pode viver por mais tempo.
Todos esse cuidados devem ser mantidos também com roupas de cama e banho, principalmente as utilizadas por pessoas doentes.