Sociedade Imperador do Ipiranga entrega mais de 15 mil marmitas em Heliópolis

Ação social realizada pela escola de samba também incluiu a entrega de água potável, pão, leite e kit’s de higiene pessoal

Crédito da foto: Duda Morais

A Sociedade Imperador do Ipiranga, em parceria com o projeto social “Água no Feijão”, promove uma ação social diária na comunidade do Heliópolis, na zona sul de São Paulo. A entrega contempla, além dos pratos, água potável, pães, leite, kit’s de higiene pessoal e produtos de limpeza para auxiliar os moradores da região no combate ao coronavírus e para preservar a vida de quem está mais vulnerável econômica e socialmente.

O feito só foi possível graças à uma união solidária de empresas, parceiros, voluntários e donos de restaurantes que, juntos, arrecadaram alimentos, ingredientes e mantimentos para o movimento “Água no Feijão”. Em dois meses de atuação, já foram contabilizadas mais de 15 mil marmitas entregues. As refeições foram preparadas pela chef Telma Shiraishi, proprietária do restaurante Aizomê.

Com os dois restaurantes fechados por conta da pandemia, a chef optou por produzir marmitas para ajudar quem mais precisa, além de não perder os ingredientes estocados. Telma se uniu ao movimento e a diretoria da escola para auxiliar famílias que estão em situação de vulnerabilidade. “Começamos a ajudar pessoas em situação de rua e agora com o movimento estamos ajudando os moradores de Heliópolis. Acredito que toda refeição doada será bem aproveitada por todos”, diz a chef de cozinha.

Rodrigo Souto, presidente da Sociedade Imperador do Ipiranga, diz que a essa é a maior ação social já realizada na história da escola. “Ninguém estava preparado para a realidade que estamos vivendo e começamos a unir forças para ajudar nossa comunidade que foi fortemente atingida com o desemprego por conta da crise econômica que chegou junto com a pandemia. Queremos fazer muito mais.”, explica.

Todos os dias a escola realiza a entrega as refeições para os moradores. De segunda às quinta-feira, são 200 unidades diárias, e às sextas-feiras são 400. A marmita, tipicamente brasileira, é preparada com arroz, feijão, uma proteína, vegetais e legumes.