AZ Marias encerra a jornada da coleção Florescer com o quinto ato, “Éter”, na São Paulo Fashion Week N58 Sustentabilidade, diversidade e um olhar profundo sobre a moda marcam um desfile imersivo, que tem o palco do histórico Teatro Oficina como cenário

Todo ciclo tem um começo, meio e fim. Após tratar dos quatro elementos primordiais da natureza, é o Éter — o quinto elemento — que conduz o capítulo final da coleção “Florescer”. No dia 18 de outubro de 2024, a AZ Marias apresentará esse último e emblemático desfile na edição N58 da São Paulo Fashion Week, encerrando sua jornada visual de cinco atos. O local não poderia ser mais adequado: O Teatro Oficina, conhecido por sua arquitetura vanguardista e por ser palco de grandes manifestações artísticas.

A coleção, que teve início na edição N54 da São Paulo Fashion Week, é uma exploração corajosa de temas cruciais no cenário da moda brasileira e global. Sustentabilidade, celebração de corpos reais e a influência das religiões de matriz africana estão entre os elementos essenciais da coleção.

Para os gregos antigos, o Éter representava a substância celestial, responsável por preencher o espaço onde os outros elementos não chegam. Esse conceito é combinado à figura central de Orí, considerado o guardião do destino e da cabeça de cada indivíduo. Assim, o desfile conecta e reflete sobre moda e consciência.

A coleção também carrega uma forte influência do filme O Quinto Elemento, com detalhes e acessórios inspirados na estética futurista e na figura feminina que o longa exalta. Para a AZ Marias, a mulher também é o ponto central, e essa filosofia está presente em cada detalhe dos mais de 30 looks que serão apresentados. Entre as peças, destacam-se os blocos com roupas fitness, uma solicitação dos clientes da marca, todas trabalhadas para celebrar a diversidade de corpos.

A diretora criativa Cintia Felix, sempre comprometida com a sustentabilidade, mantém o foco em matérias-primas ecologicamente responsáveis. A marca volta a utilizar matérias-primas como o cânhamo, fibra natural conhecida pela sua resistência e baixo impacto ambiental, além de tecidos como a viscose ecovero. As estampas crioulas, que remetem às tradições e culturas afro-brasileiras, também estarão presentes, criando uma fusão entre o contemporâneo e o ancestral.

Refletindo sobre os cinco atos de Florescer, Cintia destaca a maturidade alcançada pela Az Marias: “Identificamos nossa linguagem, mas também começamos a nos arriscar mais com bordados, aviamentos e novos materiais. Aprendemos a dialogar com novos públicos sem perder os pilares da marca”. A AZ Marias se consolida ainda como uma “marca-escola”, com uma equipe composta em grande parte por estudantes e funcionários do Senac São Paulo, onde Cintia também atua como docente. Esse compromisso com a formação de novos talentos é um dos pilares da filosofia da marca.

Mais do que um desfile, o evento será um momento de questionamento. A AZ Marias convida o público a refletir: estamos prontos para falar sobre as questões mais profundas que envolvem a indústria da moda, uma das mais complexas e poluentes do mundo?
Este ato será uma verdadeira celebração da evolução da AZ Marias e um marco na SPFW.

SERVIÇO
Desfile AZ Marias
São Paulo Fashion Week N58
DATA: 18/10/2024
HORA: 10h30
LOCAL: Teatro Oficina: Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista, São Paulo
Texto: Mauro Victor