Formatura de jovens da Fundação CASA marca novos rumos com qualificação profissional
Mais de 30 adolescentes da capital e Osasco concluíram cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Tecnologia; cerimônia de entrega de certificados reuniu familiares em celebração emocionante
Uma cerimônia de formatura para ficar marcada na memória de adolescentes e seus familiares, com roteiro e contexto idênticos a uma colação de grau, com beca, capelo, canudo, paraninfos e oradores das turmas. Nesse contexto, 32 jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) receberam os certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) na última sexta-feira (20), em São Paulo.
O auditório da sede da Fundação CASA se transformou no palco em que esses adolescentes, que cumprem medida socioeducativa na capital e na cidade de Osasco, representaram todos aqueles que concluíram no último trimestre as formações em 36 centros socioeducativos da Fundação CASA da capital, Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul.
“Este talvez seja o começo de uma nova fase nossa e só tenho a agradecer”, disse a adolescente Alessandra (nome fictício), do curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”, realizado no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo. O agradecimento à família também esteve presente no discurso do orador da turma do curso de “Preparo de Hambúrgueres” do CASA Ouro Preto, localizado na capital.
O jovem Luiz (nome fictício), orador da turma do curso de “Preparo de pizzas” do CASA Osasco I, de Osasco, destacou o aprendizado que tiveram. “Achávamos que fazer pizza era só colocar muçarela na massa, mas os educadores nos mostraram que era mais do que isso e poderíamos ter uma nova profissão”, afirmou em seu discurso.
“A formação profissional dos nossos adolescentes é um passo fundamental no processo de ressocialização. Ao oferecermos oportunidades de qualificação, estamos contribuindo para que esses jovens encontrem novos caminhos e enxerguem um futuro promissor. A cerimônia simbolizou essa transformação, e cada certificado entregue é uma prova de que é possível recomeçar e construir novas histórias”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
O diretor-técnico da Fundação FAT, Luiz Roberto Vanucci, disse estar muito satisfeito com o trabalho de formação dos jovens e que sua sensação era de dever cumprido. “Vocês são jovens com um futuro imenso pela frente. Espero que tenhamos atendido as expectativas de todos esses jovens. São 32 formandos que assistiram a todas as aulas e agora estão aqui, recebendo seus certificados e representando todos dentro da Fundação Casa. Agora é seguir em frente com dignidade. É a partir daí, da educação, que fazemos o progresso de um país”, destacou.
Cada turma contou com um paraninfo, entre servidores da Fundação CASA e educadores da Fundação FAT. Em comum, os colaboradores reforçaram a importância de realizar cursos de educação profissional básica nessa etapa da vida, oferecendo ferramentas para os jovens conhecerem e aprenderem a lidar com o mundo do trabalho.
“Trabalhamos o protagonismo juvenil dos adolescentes para o mundo, depois que saírem da internação e retornarem para conviver na comunidade, preparando-os para que sejam cidadãos”, pontuou o educador João Marques de Oliveira Mota, que ministrou as aulas para a turma de “Preparo de Hambúrgueres” do CASA Ouro Preto.
Só no primeiro semestre de 2024, 1,9 mil jovens da Fundação CASA se formaram em cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Tecnologia realizados em dois trimestres – janeiro a março e abril a junho. No trimestre de julho a setembro, a expectativa era que 980 adolescentes concluíssem as formações, focadas na área de serviços, como alimentação, administrativo e empreendedorismo.
Depois de receberem nominalmente os certificados, adolescentes entregaram homenagens aos familiares e ao superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, que compôs a mesa de autoridades ao lado do diretor da FAT; a assessora Especial de Política Socioeducativa da Fundação CASA, Fátima Marcato Brandão; a gestora de Projetos da FAT, Nágila Carvalho; e a diretora de Gestão e Articulação Regional da Fundação CASA, Ivanete Gonçalves de Oliveira.
No final, fazendo jus ao momento solene, as jovens do CASA Chiquinha Gonzaga, vestidas em gala, cantaram emocionadas a música “Dona de Mim”, da cantora Iza, que, entre as estrofes, trouxe a mensagem: “Deixo a minha fé guiar; Sei que um dia chego lá; Porque Deus me fez assim; Dona de mim”.