Como a Inteligência Artificial está redefinindo a gestão das instituições de ensino
Globalmente, 50% das escolas e universidades já utilizam IA para tarefas administrativas. Nova no mercado, Dynadok fornece IA para validação documental com análise até 95% mais ágil do que a humana
O setor da educação está passando por uma transformação sem precedentes com a chegada da Inteligência Artificial (IA). Um relatório recente da Market.US prevê que o mercado global de IA em tecnologia educacional deve atingir impressionantes US$ 92 bilhões até 2033. Essa projeção reflete uma tendência mundial de adoção da IA. Hoje, mais de 50% das escolas e universidades já utilizam dessas soluções para tarefas administrativas, permitindo às instituições focarem no que realmente importa: o ensino.
De acordo com o relatório, esse crescimento é impulsionado por fatores como a necessidade de otimização de processos administrativos, a automação de tarefas repetitivas e a criação de parcerias estratégicas entre startups e instituições de educação. As novas soluções tentam eliminar situações como a morosidade no processo de ingresso em uma universidade, que exige a coleta e validação de muitos documentos.
Uma startup que está atenta a esses problemas e aproveitando a força da IA para ajudar o setor educacional é a Dynadok. Nova no mercado, a Dynadok desenvolveu uma tecnologia proprietária que agiliza a validação documental, eliminando erros manuais e reduzindo significativamente o tempo de processamento de documentos. Um alívio para os profissionais de qualquer instituição de ensino, vide a quantidade de documentos e validações necessárias constantemente no setor.
Para o CEO da Dynadok, Willian Valadão, a adoção de IA para validação documental é um caminho sem volta. “Na educação, a alta demanda em períodos de matrícula ou nos processos do dia a dia, como atividades extensionistas, complementares e de estágios, exige agilidade que só a IA pode oferecer. Com a nossa solução, uma faculdade ou escola consegue reduzir em até 95% o tempo gasto em análises documentais, o que permite uma gestão muito mais eficaz do tempo e dos recursos, sem contar a redução de erros decorrentes de falhas manuais”, afirma. Essa eficiência já se reflete em números: uma instituição que adotou a tecnologia da Dynadok registrou um aumento de 30% em sua produtividade.
A IA da Dynadok é capaz de detectar se os documentos enviados estão corretos em questão de segundos. Isso inclui a validação de documentos, como os exigidos para entrar em programas governamentais, como comprovante de renda familiar, a exemplo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), além daqueles exigidos para intercâmbios estudantis, como histórico escolar, entre outros.
A administração das instituições de ensino é apenas um dos componentes no qual a IA tem feito a diferença. O relatório da Market.US aponta que o segmento de aprendizagem personalizada tem a maior participação dentro desse mercado, tendo ficado com 43% do valor de 2023, que fechou em US$ 3,65 bilhões. Isso se deve, em grande parte, ao crescente reconhecimento da capacidade dessa tecnologia no atendimento às necessidades individuais dos alunos, com seus respectivos ritmos e estilos de aprendizagem. Com tecnologias cada vez mais afinadas para a gestão educacional, podemos esperar processos completamente digitalizados até o final da década.