Programa Qualifica SP certifica mais de 100 novos gasistas profissionais

Cursos oferecidos pela SDE contam com a gestão da Fundação de Apoio à Tecnologia em parceria com a Comgás

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do Programa Qualifica SP, a Comgás e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) realizaram na última semana a cerimônia de formatura de mais uma turma dos cursos de Gasista, com 76 profissionais certificados, e Encanador Gasista, com 48 formandos. Os cursos gratuitos capacitam profissionais com foco em atividades relacionadas a equipamentos e instalações da indústria do gás.

As atividades, que contam com a gestão da Fundação FAT para sua operacionalização, têm carga horária de 140 horas/aula, sendo 120 delas teóricas de forma remota e 20 horas práticas. Entre os conteúdos estudados, estão conceitos de manutenção, testagem, instalação de equipamentos e tubulações de gás natural nos segmentos residencial e comercial. Além disso, os alunos aprendem como fazer o monitoramento de ambiente, o isolamento e a sinalização de áreas de segurança, ajustes de pressão dos equipamentos trocados ou reparados, entre outros procedimentos de segurança.

“O segmento de gás natural está em crescimento no Brasil e, devido sua importância no dia a dia, a formação de mais profissionais traz benefícios coletivos para toda a sociedade. São estes trabalhadores que atuam nas instalações de gás, reparos e procedimentos de segurança. Em casos de vazamentos, por exemplo, é quem vai determinar as medidas que devem ser tomadas e avaliar os riscos das operações”, afirma Nágila Carvalho, Coordenadora do Programa Qualifica SP na FAT.

Realizada na sede da Comgás, a cerimônia contou com a presença de Felipe Figueiredo, CEO da Companhia, e foi conduzida por Dirceu de Souza Goulart, Gerente de Emergência da Comgás. Também estiveram presentes Carla Araújo Sautchuk, Diretora de Operações e Serviços da Comgás;  Mauro Prilip, professor do curso de Gasista; e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – SDE; Dulcineia Ferreira Rodrigues, Diretora Técnica da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante (CETTPRO), representando a Sra. Myrian Prado, Coordenadora da CETTPRO, e o Analista de Projetos Gustavo Sérgio Oliveira. Já a Fundação FAT foi representada por Luiz Roberto Vannucci, Diretor da FAT; Nágila Carvalho, Coordenadora do Programa Qualifica SP na FAT; e Luciana Alves, Supervisora de Cursos da FAT.

No início de agosto, o Programa Qualifica SP iniciou a qualificação de mais uma turma dos cursos da Comgás, com previsão de término em novembro. As ações são realizadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Santos e São José dos Campos.