Canal Desaparecidos repercute desfecho do caso de desaparecimento da menina Heloisa Navarro

Menina foi encontrada no interior de São Paulo

Com a ajuda de informações do Disque Denúncia, a polícia encontrou Heloisa de Oliveira Navarro, de 9 anos, que estava desaparecida desde agosto de 2022. A mãe da criança foi presa por sequestro e cárcere privado.

Após um ano e 5 meses de angústia, Heloisa de Oliveira Navarro, de 9 anos, foi encontrada no último sábado (13/01), em uma igreja na cidade de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

A mãe, Monique Rodrigues de Oliveira, foi presa sob acusação de sequestrar e manter a filha em cárcere privado. A criança, que morava com o pai desde 2021, desapareceu após visitar a genitora no dia 28 de Agosto de 2022, em Taquara, bairro da região de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desde então, o pai, Diego Belieny Navarro, e a família paterna, buscavam incansavelmente pela menina.

Alienação parental antecedeu o desaparecimento

Antes mesmo do desaparecimento de Heloisa, um fenômeno complexo já afetava a família: a alienação parental. O termo se refere a um processo pelo qual um dos genitores, consciente ou inconscientemente, manipula a mente da criança para distorcer suas percepções em relação ao outro genitor, deixando marcas emocionais profundas.

No dia 6 de julho de 2023, Diego Navarro concedeu uma entrevista exclusiva para o Canal Desaparecidos para falar sobre o caso e afirmou que a relação com a ex-companheira sempre foi complicada.

Justamente por isso, durante os primeiros 7 anos de vida, Heloisa conviveu muito pouco com o pai. Apenas em julho de 2021, a justiça passou a guarda para Diego — mas isso não foi solicitado por ele.

“E eu não pedi, então você já tem ideia de que uma coisa realmente excepcional ocorreu, né? Foi um processo de regulamentação de visitas, não um processo de guardas, mas chegou-se à conclusão de que a Heloisa precisava ficar comigo porque a mãe estava se tornando um perigo emocional e psicológico para Heloisa.”

De acordo com o pai, no começo, por entender que a mãe não tinha condições de cuidar da filha sozinha, a justiça concedeu o direito de visitas assistidas.Somente após algum tempo, é que ela pode levar a filha para passar e dormir os fins de semana em sua casa.

No entanto, mesmo com essa liberação, a relação com a ex-esposa continuou conturbada e frequentemente desrespeitava as determinações legais.

“Ela nunca me entregava a Heloisa no horário certo. Na primeira visita, acho que ela demorou 15 dias para devolver [a menina].”
2 / 3

Ainda de acordo com o relato do pai, Heloisa demonstrava muito receio de ir para a casa da mãe e contou que ela já havia ameaçado pegá-la e não devolver mais.

Infelizmente, na visita do dia 28 de agosto, Monique Rodrigues cumpriu a ameaça, não devolveu a filha para o pai e a manteve em cárcere privado — inclusive privando a menina de ir à escola ou receber atendimentos básicos de saúde, como exames e vacinas.

Busca incansável

“Cada dia é uma batalha na busca incansável por Heloisa.” Afirmou o pai da menina, Diego Navarro, em sua primeira entrevista ao canal Desaparecidos Oficial, no YouTube.

Após perceber que aquele não era mais um atraso comum, sem ter nenhuma notícia sobre o paradeiro da filha, Diego, sua esposa Ana Navarro, e outros membros da família, começaram uma longa e dura jornada para encontrá-la.

“Comecei a desesperadamente ir na comunidade onde ela mora, mas nem ela e nem a avó estavam lá.”

Sem rastros para continuar procurando, Diego fez uma vaquinha com amigos para juntar o dinheiro necessário para a contratação de um detetive particular. Só assim começou a receber pistas de pessoas que afirmavam ter visto a menina em determinados locais.

As redes sociais foram uma muito importantes para a divulgação das fotos de Heloisa, Monique, bem como do telefone Disque-Denúncia. Para felicidade dos mais de 4.000 seguidores, o perfil do Instagram SOS HELOISA NAVARRO, antes utilizado pela família para denunciar o sequestro parental, divulgou um vídeo em que a menina Heloisa aparece sorridente e agradece a todos que ajudaram ela a voltar para casa do papai.

Reencontro

No dia 15/01, dois dias após abraçar a filha novamente e com um semblante muito diferente do que apresentou na primeira entrevista, Diego Navarro voltou ao Canal Desaparecidos para falar sobre o desfecho do caso.

Foi por meio de informações do Disque Denúncia que policiais militares do Rio de Janeiro e São Paulo conseguiram encontrar Heloisa Navarro. Agora, a criança de 9 anos, está sob cuidados do pai, que possui a sua guarda unilateral.

“Eu tô exalando felicidade. Inclusive, eu quero dizer que vocês foram um dos primeiros lugares que me deram voz e ajudaram nessa luta. E foi a divulgação maciça que fez a polícia chegar até lá.”

Assista o relato completo desse emocionante reencontro:

Sobre o Canal Desaparecidos

Criado pela produtora Iracema Rosa Filmes, responsável por diversas séries de sucesso em canais na TV paga e plataformas de streaming. Esse canal foi idealizado a partir da série homônima “Desaparecidos” que está no ar no canal A&E, e “Sem Rastro”, série que está no ar no canal AXN. Ambas as séries foram pensadas para trazerem luz aos casos de pessoas desaparecidas no Brasil. A cada 11 minutos uma pessoa desaparece no Brasil. Por ano, são milhares de pessoas que desaparecem em todo o país abrindo uma ferida permanente nas famílias e uma cicatriz que não desaparece. Inscreva-se neste canal, que foi criado com o intuito de expandir o trabalho feito na TV, abrindo a possibilidade para mais famílias poderem usar essa poderosa ferramenta. Aqui, além dos episódios de Desaparecidos, Sem Rastro e Adotados, que já foram ao ar pela TV, teremos novas entrevistas, lives, casos antigos e recentes de pessoas que desapareceram em todo o Brasil.