O Balé “O Corsário” estreia no Theatro Municipal encenando a história de amor entre um pirata e uma escrava

Com estreia nesta quarta-feira, dia 13, o espetáculo “O Corsário”, patrocinado pela Petrobras, promete surpreender o público carioca na última temporada do Ballet do Theatro Municipal.

Obra prima do balé clássico de repertório, o enredo gira em torno do pirata Conrad e da bela jovem Medora, que se apaixonam. Ela é sequestrada para ser escravizada. E a trama se intensifica na luta do protagonista para salvar a sua amada.

A adaptação do balé é dirigida por Hélio Bejani, que assina a remontagem com Jorge Texeira, segundo montagem russa de Marius Petipa. Além das cenas de conjunto emocionantes e pas de deux de tirar o fôlego dos amantes do balé, a remontagem mantém a influência de elementos exóticos e orientais em sua coreografia.

A influência russa no balé brasileiro vem de longa data. O Corsário foi apresentado pela primeira vez no Municipal em 20 de junho de 1968, com o Ballet do Teatro Stanislavski, de Moscou.

Em novembro de 2014, o Balé do Teatro Mariinsky apresentou a versão completa da obra no teatro do Centro. Já em 2022, o espetáculo foi remontado pela Cia Bemo, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

Vale lembrar que Maria Olenewa foi uma bailarina, coreógrafa e professora de balé russa, radicada no Brasil. Olenewa fundou a Escola Estadual de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Inspirado em um poema de Lord Byron (datado de 1841), o balé O Corsário foi originalmente coreografado por Joseph Mazilier, com música de Adolphe Adam e Ludwig Minkus, e estreou em 1856 na Ópera de Paris.

O espetáculo encerra a temporada 2023 e terá a regência do maestro Jésus Figueiredo. Serão dez récitas, que começam nesta quarta-feira  (13) e vão até o dia 23 de dezembro.

Informações:

Theatro Municipal. Praça Floriano, s/nº, Centro.

De quarta-feira  a sáb, início às 19 horas.

17 de dezembro, espetáculo às 17 horas e, em 19 de dezembro, início às 14h (Projeto Escola).

Os preços das entradas variam de R$ 10,00 a R$ 80,00.

Ingressos pelo site do teatro: https://www.theatromunicipal.rj.gov.br

(Fotos: Daniel Ebendinger)