Cirurgião explica quais especialistas devem ser consultados antes de fazer um procedimento estético

Solicitar exames cardiológicos também ajuda a eliminar  fatores de risco significativos, evitando possíveis intercorrências

Muitas pessoas recorrem a procedimentos estéticos por conta de traumas e complexos com a sua autoimagem. Caso não tenham orientações médicas multidisciplinares na hora de fazer uma intervenção podem ter arrependimentos no futuro e mais gatilhos relacionados à maneira de observar a própria aparência.

O especialista  Rafael Evaristo (CRO 12231 SC), cirurgião bucomaxilofacial e referência no País em cirurgia de rejuvenescimento facial, explica que antes de realizar qualquer procedimento é preciso consultar diferentes profissionais para analisar o tipo de intervenção, bem-estar físico do paciente e das suas necessidades específicas.

Visitar o cardiologista, conforme orienta Evaristo, também é essencial. “O paciente pode ter doenças cardíacas ou fatores de risco significativos, por isso um especialista deve ser consultado para garantir que o procedimento seja seguro evitando possíveis intercorrências ”, explica.

O anestesista vai avaliar se o paciente tem ou não uma resistência anestésica. “Esse cuidado é importante para avaliar a capacidade do indivíduo de tolerar a sedação e garantir um plano seguro do procedimento a ser feito”, enfatiza o  cirurgião.

Quem vai realizar uma operação pode precisar perder peso, por esse motivo um nutricionista vai facilitar esse processo. “O profissional irá fornecer orientações sobre uma dieta adequada antes e depois do procedimento. Além disso, a nutrição desempenha um papel crucial na cicatrização e recuperação após procedimentos estéticos”,  lembra.

Um psicólogo ou psiquiatra devem ser recomendados para garantir se o paciente realmente deseja a mudança. “É importante considerar as implicações psicológicas e emocionais. Um profissional de saúde mental pode ajudar a avaliar motivações e expectativas”, garante.

Evaristo também revela que em casos mais específicos médicos vasculares, dentistas e oftalmologistas podem ser acionados. “Quando envolve veias ou circulação sanguínea, como tratamentos de varizes, pode ser útil consultar um cirurgião vascular. Para procedimentos faciais, como preenchimento de lábios ou cirurgia maxilofacial, um dentista pode ser consultado para avaliar a saúde bucal e a harmonia facial”, destaca e continua. “Se for uma modificação próxima aos olhos, como uma blefaroplastia (cirurgia de pálpebras), um oftalmologista pode ajudar a avaliar a saúde ocular e a segurança do procedimento”, finaliza.

Sobre o Dr. Rafael Evaristo

O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Rafael Evaristo (CRO 12231 SC)  é uma referência no país em cirurgia de rejuvenescimento facial. Com clínicas nas cidades de Blumenau e Balneário Camboriú, ele é especialista na remoção de papada  junto com a sustentação dos músculos da base do pescoço, por meio de técnicas minimamente invasivas e de rápida recuperação. Um profissional com 15 anos de estudos na área e mais de 2 mil cirurgias realizadas para tratar flacidez e remover a gordura facial, proporcionando uma melhora na autoestima e um rosto mais magro e jovem aos seus pacientes. Para mais informações, acesse o site e pelo @drrafaelevaristo ou no canal do YouTube.

Centro Brasileiro de Cirurgia da Face (CBCF)

O Centro Brasileiro de Cirurgia da Face (CBCF) é inteiramente dedicado a cirurgias estéticas na face. O projeto inovador traz o que há de mais moderno na área para cidade de Blumenau – SC. O CBCF é resultado do conhecimento de mais de 15 anos de carreira do seu idealizador Dr. Rafael Evaristo e um corpo clínico de profissionais com ampla experiência em tratamentos cirúrgicos de emagrecimento e rejuvenescimento facial.