Ricardo Andrade, artista de Minas Gerais que revolucionou a arte de esculpir

 

O artista Ricardo Andrade, natural de Prados, cidade histórica de Minas Gerais, tem conquistado reconhecimento e sucesso com suas esculturas em madeira e fibra. Desde os 11 anos de idade, Ricardo trabalha com arte e artesanato, tendo aprendido com seu pai, que também atua nesse ramo.

 

A cidade de Prados é conhecida por seu patrimônio cultural e pela herança dos inconfidentes mineiros. Ricardo cresceu em meio à arte e à cultura, o que o inspirou a trilhar seu próprio caminho no universo das esculturas. Durante sua infância, viu seu pai realizar esculpimentos em madeira, movimento que contribuiu para a consolidação da arte em madeira na região.

 

Aprendendo com seu pai e dedicando-se a estudos aprofundados, Ricardo desenvolveu conhecimentos em anatomia dos animais, aplicando um estilo próprio e leveza em suas esculturas de madeira. Com o passar do tempo, suas peças se tornaram cada vez mais belas e atrativas aos olhos dos clientes.

 

No entanto, em 2018, Ricardo decidiu buscar inovação e atender a um público mais exigente e sofisticado. Além disso, ele estava em busca de uma forma mais sustentável de trabalho. Foi então que ele descobriu o potencial da fibra como matéria-prima.

 

Com muito estudo, dedicação e o apoio de uma equipe comprometida, Ricardo adaptou técnicas existentes à sua realidade e às demandas do público-alvo. Esse processo não foi fácil, exigindo tentativas e acertos até alcançar um estilo próprio, sustentável e com alto padrão de qualidade. Assim, nasceu o ateliê “Ricardo Artes”.

 

Investindo em matéria-prima de qualidade, processos de produção eficientes e marketing estratégico, as peças de Ricardo se tornaram conhecidas e reconhecidas. Atualmente, suas esculturas estão presentes em diversas regiões do Brasil e também em outros países, adornando as casas de empresários, celebridades e aparecendo até mesmo nas lives de cantores famosos.

 

Apesar de trabalhar principalmente com a fibra, Ricardo não abandonou a madeira. Ela segue sendo a base de suas estátuas em fibra, uma vez que cada criação precisa de um molde ou matriz em madeira, adicionando autenticidade às obras. Suas esculturas são patenteadas, demonstrando o cuidado e a atenção que Ricardo dedica aos seus clientes. 

 

Ricardo Andrade deseja ser lembrado pelo legado de criar uma arte singular que traga beleza e bem-estar à vida das pessoas. Entre os clientes famosos que adquiriram suas obras estão nomes como Paula Fernandes, Wesley Safadão, Sorocaba, Livia Andrade, Zezé Di Camargo, David Brazil, Nicole Bahals, Barbara Evans, Dj Guuga, modelos, ex-BBBs e outros artistas.

 

Com sua trajetória marcada pelo aprendizado, gratidão e visão vanguardista, Ricardo Andrade se destaca como um talentoso escultor que eleva a arte brasileira a patamares cada vez mais altos.