Soluções de climatização e manutenção eficiente permitem melhorias no setor siderúrgico

Soluções de locação da Trane visam melhorar as condições ambientais no interior dos fornos das siderúrgicas, maximizando a produtividade de acordo com as exigências da norma NR-15

O Brasil é um dos maiores produtores de aço do mundo, ocupando a nona posição. No entanto, seu potencial é muito maior, já que tem capacidade instalada para produzir 51 milhões de toneladas anuais de aço bruto – neste momento opera na casa dos 34 milhões de toneladas anuais -, de acordo com o Instituto Aço Brasil. De olho nesse cenário, a Trane, líder em soluções de climatização, oferece uma variedade de soluções que permitem ao setor se tornar ainda mais produtivo.

De acordo com Luiz Mendes, gerente de Serviços de Locação da Trane do Brasil, um dos maiores desafios do segmento é programar as paradas de fornos para a manutenção corretiva de refratários, além da resolução de problemas técnicos. “Nossas soluções de HVAC visam melhorar as condições ambientais no interior dos fornos das siderúrgicas, permitindo que as equipes de manutenção executem suas atividades de acordo com as exigências da norma NR-15, além de máxima produtividade”, ressalta o executivo.

Além dos fornos em geral, as paradas de manutenção incluem equipamentos como moinhos de bolas e carros torpedos, entre outros. As soluções personalizadas da Trane para o setor contemplam também o incremento de performance nas turbinas geradoras de energia elétrica e o fornecimento de água gelada para os processos produtivos. “Elas são projetadas com a expertise do nosso time de engenharia, garantindo que cada cliente tenha a melhor experiência de acordo com o seu segmento”, explica Mendes.

O gerente de Serviços de Locação da Trane explica que essas soluções integram o portfólio de serviço de instalação temporária de equipamentos. Entre as vantagens da locação, destacam-se a agilidade no atendimento ao cronograma de manutenções necessárias e a economia de custo e tempo – pois, alternativas como a compra do equipamento demandam alocação de recursos significativos, além do prazo de entrega, que pode ser um fator decisivo em função da necessidade imediata.