Samba 1 das Eliminatórias do Salgueiro se Apresenta Neste Sábado (7), com Sede de Vitória
A cada eliminatória de samba-enredo do Acadêmicos do Salgueiro, o Samba 1, dos compositores Moisés Santiago, Serginho do Porto, Gilmar L. Silva, Aldir Senna, Orlando Ambrosio, Marquinho Bombeiro, Wilson Mineiro e Gigi da Estiva, que tem os intérpretes Marquinho Art Samba, Wantuir e Tuninho Junior, defende com maestria a obra. O samba vem ganhando força entre os componentes e torcedores da Academia do Samba.
GR.E.S. Acadêmicos do Salgueiro – 2024 Enredo: Hutukara Defesa da Composição do Samba 1 Compositores: Moisés Santiago – Serginho do Porto – Gilmar L. Silva – Aldir Senna – Orlando Ambrosio – Marquinho Bombeiro – Wilson Mineiro – Gigi da Estiva
Nossa parceria procurou ser fiel aos cinco setores apresentados na sinopse do enredo mantendo a ordem cronológica dos fatos narrados.
SETOR 1 – A Terra-Floresta: Hutukara Exaltamos o orgulho dos Yanomami como VERDADEIROS filhos da Terra e herdeiros da grande Floresta Amazônica.
SETOR 2 – Por Dentro da Mata Neste setor, abordamos a espiritualidade e a vida na floresta. À noite, os Xamãs entram em transe e se comunicam com os sagrados espíritos dos Xapiris, buscando a purificação e a proteção do Seu Deus Omama. Apresentamos também o convívio diário dos Yanomami: pesca, caça, as festividades em comemoração à fartura e união com outras aldeias.
SETOR 3 – A Tragédia Yanomami Na segunda metade do século XX, o Exército Brasileiro inicia uma série de missões nas terras Yanomami. O homem branco, movido pela ambição devido à grande riqueza da floresta, leva a ganância e cobiça para o seio da Amazônia. Dá-se início à tragédia ambiental: poluição de rios, matas e terras, trazendo guerras e mortalidades. A terrível fumaça do mal “XAWARA”!
SETOR 4 – Waitheri, Totihi, Paheti! – Coragem, Beleza e Verdade Yanomami É chegada a hora de enaltecer a força, beleza e criatividade dos Yanomami. Falamos do orgulho em considerar-se exímios nadadores, de enfrentar e vencer as adversidades, seus artesanatos, escritores, culturas e o sentimento de pertencimento à terra.
SETOR 5 – O Sonho de um Brasil Indígena O sonho para os Yanomami é sagrado. Tratamos aqui do sonho de DAVI KOPENAWA, seu maior líder: o Brasil do Cocar, união dos Povos Originários. HUTUKARA é o grande símbolo de união da Nossa Nação! “Temos a certeza de que seguimos à risca a proposta do carnavalesco Edson Pereira, do enredista Igor Ricardo e de toda diretoria do Salgueiro para, juntos aos desígnios do grande Xamã e líder Yanomami, DAVI KOPENAWA, bradarmos por um Brasil-Cocar! ‘Yanomami, eu sou!’ – Samba 1″
A próxima eliminatória de samba-enredo do Salgueiro acontece neste sábado, a partir das 22h, na quadra da Escola que fica na Rua Silva Teles, 104 – Andaraí, Rio de Janeiro. Venham se juntar à nossa torcida. Sua presença é muito importante para o Samba 01.
Transmissão: Os torcedores que não puderem acompanhar a apresentação do Samba 1 podem assistir à disputa, ao vivo, através do SalgueiroTV, canal oficial da escola no Youtube.
Salgueiro será a terceira escola a cruzar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, pelo Grupo Especial. A agremiação levará para a Avenida o enredo “Hutukara”, que pretende fazer um alerta em defesa da Amazônia e, em particular, dos Yanomami, que sofrem os efeitos da ação de garimpeiros em sua região. O desfile terá a assinatura do carnavalesco Edson Pereira, que fará seu segundo trabalho consecutivo na Academia do Samba.