Afinal, o que é saúde mental?

Psiquiatra explica como as coisas simples da rotina podem ter grande impacto sobre ela

A saúde mental é um componente vital do bem-estar geral humano. Uma pesquisa recente da Ipsos ( explicar o que é )  revelou um aumento significativo na preocupação dos brasileiros com o tema nos últimos quatro anos. Os resultados apontam que 49% das pessoas no país apresentam inquietudes relacionadas a doenças como ansiedade e depressão, uma das maiores taxas do mundo.

O Dr. Caio Gibaile, renomado médico psiquiatra, consultor e palestrante, explica a importância desse pilar para a qualidade de vida da população. “O ser humano é um ser social, por definição. Evoluímos como espécie porque interagimos e colaboramos uns com os outros. Por isso, fica evidente que um transtorno que afeta primariamente a habilidade de interação e de comunicação traz múltiplos prejuízos na qualidade de vida de uma pessoa, por exemplo”, afirma o médico.

Ele ressalta que o diagnóstico de problemas dessa esfera ocorre quando os sintomas começam a impactar negativamente a vida da pessoa. Às vezes, só é possível notar o quadro no momento em que as demandas do ambiente ultrapassam a capacidade de adaptação daquele indivíduo.

Nesse contexto, cuidar da saúde mental diariamente é essencial para promover o bem-estar. A dica é começar buscando a orientação de um profissional da área, como um psicólogo ou psiquiatra, para entender melhor os desafios pessoais. Além disso, praticar o autocuidado, que envolve atividades como meditação, exercícios físicos e hobbies, ajuda a promover o relaxamento.

Manter uma rotina diária com sono adequado, alimentação saudável e atividade física também é crucial, além das conexões sociais saudáveis. Somado a isso, uma alimentação balanceada e a moderação no consumo de cafeína, álcool e açúcar são importantes ações para manter a saúde mental. “Defina metas realistas, cuide da sua autoestima e desenvolva estratégias para lidar com pensamentos negativos”, completa.

É importante ressaltar que cada pessoa é única e o que funciona para um pode não ser adequado para outro. “Portanto, busque ajuda profissional para determinar a melhor abordagem para suas necessidades individuais. A combinação de terapia, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos, pode ser a chave para melhorar a sua saúde mental”, diz o especialista.

O Dr. Caio Gibaile destaca ainda a necessidade em oferecer apoio empático para aqueles que enfrentam desafios relacionados à saúde mental. Ele enfatiza que a promoção da saúde mental requer esforços contínuos e multifacetados.

Sobre o Dr. Caio Gibaile

Graduado pela Universidade de Brasília, o Dr. Caio Gibaile é médico psiquiatra com subespecialidade na área de psiquiatria forense, consultor empresarial, palestrante e fundador da Gênios Brasileiros, empresa de educação que busca, através da promoção do autoconhecimento, desenvolver as habilidades dos jovens do nosso país.

Saiba mais em:

@drcaiogibaile