Estrela do Terceiro Milênio lança samba-enredo e clipe

A obra criada pelos poetas Rodrigo Shumacker, Thiago Meiners, Darlan Alves, Pitty de Menezes e Cláudio Mattos será a trilha sonora do desfile de 2024 da agremiação do Grajaú. O clipe oficial pode ser assistido no canal do Youtube e redes sociais da escola.

O samba-enredo do projeto de carnaval “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: o mito da criação”, tema do próximo desfile da Milênio, foi elaborado pelos compositores paulistanos Rodrigo Shumacker, Darlan Alves e os cariocas Pitty de Menezes e Cláudio Mattos, convidados pela diretoria para assinar a obra, que foi gravada em duas etapas nos estúdios Nenos, para gravação dos naipes da bateria Pegada da Coruja, coordenado pelo mestre Vitor Velloso.

Os intérpretes oficiais Grazzi Brasil e Darlan realizaram a gravação oficial na Sala Boldrini, na semana passada, com a participação do time de canto: Raquel Tobias, Serginho Maciel, Buiu Muleke Travesso, Tuca Maia, Núbia Olliveira (Nega Núbia) e Delei Martins, além dos convidados Raphael Raspada e Tamy Uchôa, sob a coordenação do diretor musical Rodrigo Shumacker.

Desde 2020, a diretoria de carnaval e o departamento de Harmonia realizam um exercício junto com a comunidade e apresentam o samba para um treino de canto. “Essa ação com toda escola é a nossa avaliação final da letra e melodia. Após essa ‘prova final’ identificamos que os componentes se apaixonaram imediatamente pela obra. Agora é trabalhar muito com todos os setores até o desfile”, explica o diretor de carnaval, Carlos Pires. “Esse exercício nos ajuda a identificar itens importantes na execução do canto”, pontua Wilson Olímpio da Costa, Japa.

“Foi incrível ver a comunidade cantando, sambando, curtindo demais esse samba que trouxe uma energia diferente para o nosso povo que se jogou de corpo e alma. Estou muito feliz com esse novo projeto e vamos trabalhar muito para apresentar um lindo espetáculo na Avenida”, fala Silvão Leite, fundador e presidente.

Segundo o compositor e diretor musical Rodrigo Shumacker, multicampeão na folia paulistana, esse samba traz uma letra poética, que relata a história do mito da criação do mundo, através da contação da griô Vovó Cici, e uma linha melódica aguerrida para emocionar, envolver e empolgar o povo. Shumacker assina o quarto samba-enredo na escola.

“É uma honra poder participar de mais um projeto de carnaval da Milênio! Será mais uma linda página na históra da escola, que tem apresentado belíssimos carnavais nos últimos anos. Desejo o melhor para toda comunidade do Grajaú e agredeço a diretoria por mais essa oportunidade”, diz Thiago Meiners, também um dos autores da obra do ano passado.

Lançamento do samba-enredo

Como a composição foi elaborada por uma parceria convidada, a diretoria optou por inovar e criou um clipe para marcar o lançamento do samba, antes mesmo da apresentação oficial na quadra, apesar de ele já ter sido apresentado à comunidade para avaliação final da canção (já explicado acima) e para a gravação do clipe. “Idealizamos um clipe com muitas referências do enredo para que todos possam identificar o que traz a letra do samba com elementos e personagens do mito da criação do mundo. Esperamos que todo mundo curta muito esse trabalho que vem nos inspirando a cada etapa da concepção desse espetáculo único que é o Carnaval”, conta Murilo Lobo, carnavalesco e idealizador do enredo.

“Ter uma obra que toca emocionalmente uma comunidade inteira é uma sensação única para os compositores pois, é nesse momento, que nós entendemos que conseguimos alcançar nosso objetivo que é unir elementos do enredo e, ao mesmo tempo, empolgar nosso povo. Estou feliz demais com o resultado desse hino e emocionado por ver como os componentes abraçaram nosso trabalho”, declara Darlan, cantor oficial que estreia na escola e compositor do samba.

Grazzi Brasil, cantora oficial há três anos da escola, celebra a escolha do tema e o novo trabalho. “Quem me conhece sabe que eu amo enredos africanos e esse, em especial, me tocou pois exalta a impotância da ancetralidade e de como a história é passada através dos tempos, pela oralidade. Os compositores estão de parabéns pois esse samba somou ainda mais com o enredo que já é forte. Vem aí mais um lindo trabalho!”.