Professor de tango lança campanha para popularizar o estilo de dança no Rio de Janeiro

Luciano Bastos, gestor e também coreógrafo da Tangueria que leva seu nome, em Copacabana tem conquistado novos adeptos da dança argentina

O tango, um dos maiores movimentos da dança e da música, em todo o mundo, tem conquistado seu espaço na cidade carioca. E, é em Copacabana que ele encontrou espaço, através da Tangueria Luciano Bastos, do bailarino e coreógrafo Luciano Bastos.

O baiano, filho de paraense, tem passagens por 41 cidades em todo mundo, tendo acabado de chegar de uma recente turnê pela Austrália. Mas levou sua paixão para a cidade em que decidiu fazer morada, o Rio de Janeiro, e há mais de 25 anos, tem desenvolvido um importante trabalho de popularizar o estilo no Brasil.

Originalmente latino, o estilo que muitos associam como algo da classe alta, surgiu nos subúrbios do nosso país vizinho: a Argentina, e tem muito a contribuir com a arte carioca. Aos que pensam que o tango é uma dança puramente argentina, Luciano que é um estudioso da dança tem apresentando diversas ligações com o Brasil, assim como em seu mais recente trabalho, o espetáculo Tangô, Tangô, as origens africanas do Tango, propondo uma viagem pelo passado para ressignificar o presente e construir o futuro.

Em seu espaço, já passaram centenas de alunos, de diferentes faixas etárias, desde apaixonados pelo estilo, como curiosos por aprender algo novo, assim como casais que buscam fazer algo diferente. E, seja qual for a motivação, em todas as suas turmas, ele busca popularizar o tango na cidade apresentando uma adaptação do ensino à realidade da cultura carioca, facilitando o acesso a todos, sejam iniciantes ou não, com aulas divertidas, preços populares e também atividades na rua, tem conquistado muitas pessoas.

Ao longo dos últimos anos ele desenvolveu uma metodologia que apresenta o tango às pessoas que querem começar a dançar de uma forma mais simples e divertida. E revela que é possível. De acordo com o professor, já na primeira aula, o aluno aprende um passo e sai dançando. Ele ainda explica que, para dançar tango não precisamos de agilidade nem alongamento, mas sim atenção e cuidado com outro, vontade de estar perto.

“Muitos chegam a mim com o desejo de aprender algo novo, outros revelam que o tango é um sonho. Mas, também tem os que acham que a dança é difícil, pois categorizam os desenhos e poses que fazemos como algo elaborado, que pode ser difícil de se incluir em uma sequência de movimentos. Sempre digo que todos podem aprender. Basta ter disposição, se abrir para o novo, treinar. Dançamos tango quando caminhamos de mãos dadas na rua, quando abraçamos uma pessoa que gostamos muito e há tempo não a vemos. Gosto de falar que podemos ser uma viagem de 1ª classe para o nosso par. Isso é dançar tango”, explica.

E, tem novidades na área: Luciano irá oferecer um trabalho de dança para empresas e eventos institucionais, com performances em que possa levar seus alunos para ter a oportunidade de passar por experiências de se apresentar em público, com vivências artísticas em ambientes corporativos.

Com a agenda repleta até dezembro, o bailarino levará sua arte a espetáculos pela cidade, participando de exposições, espetáculos em outros estados, e também na Argentina. Luciano acredita que o tango, declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, tem muito a somar com a cultura do Rio de Janeiro, e deseja conquistar muitos novos adeptos para a dança.

Conheça mais da escola através do Instagram: @tangueria.lucianobastos

 Site: https://www.tanguerialucianobastos.com.br/