Especialista em day trade, Hermann Greb alerta sobre os golpes do falso perfil

O trader se torna vítima de golpistas que clonam perfis nas redes sociais e dá dicas de como evitar cair nesse tipo de golpe

O golpe do perfil falso vem crescendo cada vez nas redes sociais. Golpistas se passam por pessoas reais e com número extenso de seguidores para conseguirem alguma vantagem. Ultimamente, pessoas que possuem reconhecimento no mercado estão sendo os principais alvos.

A estratégia dos golpistas consiste em criar um perfil falso no Instagram ou Facebook com o nome de usuário semelhante ao perfil real, confundindo a mente dos seguidores. Além do login, os golpistas também inserem a mesma foto de perfil e algumas fotos no feed, assim como vídeos nos stories, tentando fazer com que o seguidor acredite que o perfil é verdadeiro.

O trader Hermann Greb, que atua há 20 anos no segmento do mercado financeiro, se tornou uma das vítimas dos golpistas. Por ser mentor e disponibilizar cursos online para investidores que desejam aprender seus métodos, os farsantes usam a tática ilegal para conseguir dinheiro de seus seguidores, que futuramente pretendem se tornar alunos e acreditam estar efetuando pagamento para iniciar o curso.

Hermann não é o único alvo dos golpistas profissionais, que buscam diversas pessoas de renome para cometer o ato.
“Outras pessoas que conheço, com números expressivos de seguidores, estão passando pela mesma situação”, relata o investidor.

Por isso, Hermann Greb alerta o quanto é importante se atentar aos detalhes, antes de seguir ou aceitar propostas no direct.

“Esses perfis fakes bloqueiam os usuários reais que estão sendo copiados, para que não possamos denuncia-los, e começam a seguir as pessoas que já nos seguem, fazendo com que muitas delas acreditem que estão sendo seguidas pelas pessoas verdadeiras, nem sequer imaginando que se tratam de farsantes”.

A situação se tornou crítica e vem se alastrando na internet, onde milhares de pessoas já se tornaram vítimas. “Eu tive pessoas que caíram em golpes de $100 e outros até mais de R$100.000”, lamenta o profissional.

O trader diz que atualmente existem vários perfis fakes usando suas fotos e que, com a falta do selo de verificação em seu perfil, se torna mais difícil se sobressair entre os farsantes.
Com o aumento de perfis falsos, Hermann Greb reclama da diminuição de faturamento e reconhecimento de seu trabalho, que acaba sendo prejudicado. Para se prevenir e não se tornar mais uma vítima, o especialista em day trade enfatiza:

“Preste atenção nas mensagens que receber e confirme se elas são autênticas, o ideal é procurar o perfil verdadeiro daquela pessoa e verificar marcações, número de seguidores, há quanto tempo aquele perfil está ativo”, ele pondera.

Além dessas observações, é importante se alertar e evitar clicar em links enviados através de mensagens e, caso precise fazer um pix, verificar o nome da pessoa que irá receber o valor em questão, caso não reconheça, cancele imediatamente a transação.