Professora dá dicas de como começar a praticar Yoga
A prática de yoga oferece vários benefícios, entre eles o desenvolvimento de equilíbrio, concentração, flexibilidade, controle respiratório, serenidade e a melhora problemas como depressão e insônia. Assim como todo o exercício físico, a Yoga também deve ser praticada todos os dias, mas como a vida ultimamente está tão corrida recomenda-se realizar ao menos uma vez na semana.
O tempo da prática varia conforme a faixa-etária, para crianças e idoso manterem a total concentração no decorrer do exercício é indicado no máximo 30 min, já para adultos é recomendado uma sequência de 45 minutos a uma hora, já que possuem maior tempo de concentração direta, vale lembrar que as aulas devem ser adaptadas conforme a necessidade do praticante. Em caso do praticante que possua hérnia, problemas de coluna, lesões ou glaucoma deverá conversar com o médico antes de começar a prática.
O exercício em questão contribui para o desenvolvimento físico, espiritual e psíquico. Para se obter uma linha de cronograma que funcione, a professora de Yoga, Maldiva, preparou um roteiro a ser seguido. Comece por uma meditação de 5 minutos e depois siga para alongamentos básicos de duração de 10 minutos e parta para as posturas de Yoga.
Bhujangasana a postura da cobra – Você deve se deitar em decúbito ventral suportando o peso nas palmas das mãos, levanta o peito dirigindo a cabeça para trás, relaxando, mantendo os ombros relaxados se tiver hiperextensão nos braços pode manter eles levemente flexionados sem pressionar a lombar, a pélvis mantém tocando o chão. Em relação a cabeça você pode olhar para o teto ou para frente conforme for mais confortável. No tantra as posições são realizadas em conjunto com a respiração ou seja, quando você inspira você está se levantando, vai permanecer na postura por 8 segundos, retendo o ar ou seja vê vai segurar o ar quando retornar ao solo você irá soltar o ar. Quando você realizar a postura você pode se concentrar nos chakras Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha e Muladhara. Essa postura fortalece a lombar, tonifica os nervos asiáticos, equilibra as funções do fígado e os outros órgãos abdominais e ajuda a corrigir irregularidades menstruais.
Postura da tartaruga – para essa postura você vai se posicionar de joelhos, pode deixar as pontas dos pés tocando o chão ou o dorso do pé conforme for mais confortável. Você vai inspirar e elevar os braços próximos às orelhas, mantendo as palmas das mãos unidas e quando você expirar você vai descer e suas mãos vão tocar o chão ainda unindo as palmas das mãos e irá tocar a testa e o nariz no chão e permanecer 8 segundo sem ar podendo se concentrar em algum chakra e quando você retornar podendo inspirar, essa postura deverá ser realizada 8 vezes. Em relação aos pontos energéticos que você irá se concentrar que são os chakras pode focar no Svadhisthana, Muladhara ou no Manipura. Essa postura previne dores nas costas, varizes, fortalece os músculos do estômago, corrige irregularidades menstruais e também auxilia no alinhamento da postura durante a meditação.
Postura do morto ou do cadáver – essa postura você vai deitar de barriga para cima mantendo as pernas levementes afastadas e os pés caem ao lados relaxados, as palmas das mãos voltadas para o céu e pescoço alinhado, pode permanecer nesta postura durante um minuto entre um asara e outro e ela também pode ser realizada no relaxamento final. Ela auxilia na manutenção da concentração durante a aula e também na consciência mental e corporal
Para finalizar, você pode fazer uma auto massagem por cerca de 10 minutos.
Caso queira saber mais dicas é só acompanhar a professora Maldiva nas redes sociais como @maldivareal e ficar por dentro de tudo do mundo do Yoga e da vida mais saudável.