Dermatologista indica estratégia para preservar a saúde da pele em meio à desidratação inerente aos treinos de alta intensidade.
Todo atleta deve dar uma atenção redobrada à hidratação, principalmente aqueles que praticam esportes de alta intensidade, como o MMA. A negligência pode acarretar em problemas graves nos órgãos internos e também externos, como a própria pele, que é o maior dos órgãos
“A água representa 60% da nossa pele, necessária para a maioria das funções celulares. Quando ocorre desidratação, que é uma extrema falta de água, a pele fica seca e áspera, sem viço, com a aparência desvitalizada, enrugada e mais envelhecida”, explica a dermatologista Dra. Natasha Crepaldi.
As mucosas e os lábios também sofrem com a perda de água podendo ficar rachados e a saliva não cumpre sua função resultando em infecções. A pele sem água perde também sua barreira, ocorrendo dermatites e infecções. Para suprir a necessidade do exercício intenso, é essencial a ingesta antes, durante e após os treinos, completa a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para evitar prejuízos à pele e aos outros órgãos, deve-se beber bastante água ou isotônicos durante o exercício físico, como indica a especialista.
“Definir estratégias de hidratação antes, durante e após o exercício físico é uma forma de se manter os líquidos corporais em níveis saudáveis, prolongando uma performance desportiva eficaz”, sugere a dermatologista, que pede atenção aos seguintes momentos:
Antes do exercício
“Ingerir aproximadamente 500 a 600ml de água, terminando a ingestão cerca de 20 a 30 minutos antes do início do treino ou competição.”
Durante o exercício
“Ingerir água desde o início da atividade física e em intervalos regulares, para repor toda a água perdida através do suor. Esta reposição é muito importante para prevenir qualquer nível de desidratação. Tal vai-se refletir nas respostas cardiovasculares, termorreguladoras e, como tal, também no desempenho desportivo.”
Após o exercício
“Após o final do treino ou da competição, deve-se repor a perda de líquidos, de eletrólitos e de hidratos de carbono bebendo uma água de elevada mineralização, apoiando e otimizando a recuperação do esforço físico.”
O plano de hidratação também inclui alimentos.
“Os melhores alimentos para uma pele perfeita e hidratada são principalmente alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais como selênio e zinco, como salmão, castanha-do-pará, melancia ou tomate, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, e a melancia rica em líquido contribuindo para manter a pele hidratada”, finaliza.