Confira cinco dicas para ter independência financeira

A independência financeira é possível através de conseguir conciliar o salário do trabalho fixo sem comprometer o orçamento ou viver de renda com os investimentos ou patrimônio. A falta de educação financeira no País e a baixa economia são grandes problemas que deixam as famílias endividadas e por consequência não conseguem organizar o orçamento e ter uma vida tranquila.

Conquistar a independência financeira é algo que todo o brasileiro luta diariamente para conseguir, afinal, quem não quer ter problemas com o dinheiro e ainda tê-lo de sobra para viajar, festejar, etc. Para obter a tão sonhada independência financeira, o consultor financeiro André Aragão dá cinco dicas para você se planejar e não errar mais.

– Tenha um modelo financeiro programado para o sucesso. Recondicione seu consciente para tomar as decisões corretas.

– Mude velhos hábitos. Adote uma postura mais minimalista de consumo, comece a poupar.

– Faça uma reserva estratégica. Poupe para momentos emergenciais, ao menos para tentar diminuir possíveis danos, e não mexa nessa reserva desnecessariamente.

– Idealize seu futuro. Calcule o valor ideal da sua independência financeira. Leve em consideração seus gastos presentes e futuros com saúde, alimentação equilibrada e gastos domésticos.

– Potencialize o dinheiro poupado. Pense na longevidade, invista! Analise seu perfil de investidor, para então identificar qual tipo de investimento mais se adequa a seu perfil.