Canal Conexão entrevista a empresária Franciana Tunes sobre a presença das mulheres no agronegócio

                                                                                      FOTO:GREGORY GRIGORAGI

Vem aí mais um Canal Conexão, programa apresentado por Deise Miréia, founder CEO da DM Comunicação e Arquitetura. Cada edição traz bate-papos inteligentes e únicos com personalidades de destaque, que falam de suas experiências profissionais e pessoais. Para abrir a temporada 2022, Deise entrevista Franciana Tunes, advogada, empresária e fazendeira. As duas conversam sobre a presença feminina no agronegócio, e Franciana conta um pouco da sua trajetória nesse setor.

Há um crescimento da participação das mulheres no agrobusiness brasileiro. Dados do Censo Agropecuário de 2022 apontam que perto de um milhão de mulheres toca empreendimentos no campo. Elas também administram cerca de 30 milhões de hectares – o que corresponde apenas a 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país. Franciana é uma delas.

                                                                           FOTO:GREGORY GRIGORAGI

No bate-papo com Deise, a empresária mato-grossense ressalta que as mulheres são capazes de tudo, mas que a sociedade é bem patriarcal. Ela afirma que o mundo rural faz parte de sua vida, desde pequena. Aos 10 anos, já plantava chuchu para vender ao supermercado. Hoje, além de advogada e fazendeira, está à frente da SOYAgronegócios Intermediações, atuando no Brasil e na Bolívia.

Entre muitos assuntos, Franciana fala sobre como ela lida com o machismo, o potencial de investimento Brasil – Bolívia e a importância das parcerias para chegar mais rápido. Dá detalhes da Missão Bolívia, projeto que visa divulgar as oportunidades de negócios bolivianos a investidores brasileiros.

A fazendeira ainda deixa uma dica imprescindível para a mulher que quer ingressar no universo agro. Quer saber? Assista ao Canal Conexão. A partir de 13 de setembro podemos conferir a entrevista na íntegra, além de outras edições igualmente imperdíveis.

Deise Miréia é Founder CEO da DM Comunicação e Arquitetura e pós-graduada em Marketing e Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atenta às movimentações de mercado e novidades das áreas de arquitetura e comunicação, ela equilibra dinamismo e eficiência nos projetos que conduz. Trabalhou como diretora e produtora de TV em Recife, PE.

O programa é transmitido pelas plataformas: Instagram – DM Comunicação e Arquitetura (@comunicacaodm); YouTube – Deise Miréia (https://tinyurl.com/4djnzzem).