Todas as nossas dicas para o bem-estar dos seus pés

Os pés, nós os maltratamos o tempo todo. No entanto, é melhor não negligenciá-los, porque pequenos problemas podem rapidamente se tornar embaraçosos, dolorosos, feios e até sérios. Aqui estão as nossas dicas para o bem-estar dos seus pés.

Hidrata, nutre e massageia

O pé é um local naturalmente seco, pois sua epiderme é desprovida de glândulas sebáceas que devem ser nutridas e hidratadas.

Aplique um creme rico para hidratar e alternadamente óleo ou manteiga (óleo de mamona, óleo de amêndoa doce e manteiga de karité são altamente recomendados) para nutrir a pele. Massageie em movimentos circulares, pressionando bem com o polegar, dos dedos dos pés ao calcanhar.

Banho de pés e esfoliação

Para pés bonitos e sem calos, coloque regularmente água morna ou quente em uma bacia e adicione um pouco de bicarbonato de sódio. Fique por dez minutos depois seque bem os pés, não esquecendo entre os dedos, depois apague. Você também pode usar um massageador de hidromassagem ou um escalda-pés elétrico. Se você não gosta de banhos nos pés, tome um banho antes da esfoliação para suavizar a pele.

A esfoliação é a melhor maneira de se livrar da pele morta.

Para uma esfoliação natural, use, por exemplo, uma mistura de azeite e borra de café (açúcar ou sal grosso podem substituir as borras de café).  Você também pode usar sabão preto em uma luva de crina ou kessa, ou até mesmo um esfoliante comprado em uma farmácia, ou supermercado. Faça movimentos circulares, enfatizando os calos.

Cuidados com as unhas dos pés

Apare as unhas dos pés regularmente, usando pinças em vez de cortadores de unhas. Corte-os curtos, mas não muito curtos, para evitar unhas encravadas. Se você usa esmalte, sempre aplique um primer antes. De fato, o verniz colorido deixará sua unha amarelada. Entre duas poses de verniz, você pode esfregar as unhas com bicarbonato de sódio, usando um pincel pequeno.

Que sapatos?

Use sapatos femininos ou masculinos que respeitem a anatomia do seu pé e forneçam um bom suporte.

Não use sapatos de plástico fechados para prevenir infecções fúngicas. Evite também saltos muito altos e muito planos. Se você usar sapatos muito estreitos ou mal cortados, corre o risco de ficar com bolhas. Essas bolhas aparecem como resultado do atrito repetido do sapato contra a pele. 

Para evitar isso, é melhor investir em calçados de qualidade, para comprar no final do dia, quando os pés estão um pouco inchados.  Sempre experimente os dois sapatos e ande com eles na loja, ainda mais se estiver procurando botas femininas. Por fim, mantenha sempre os pés secos. Se você usa muito, veja nosso Você sua muito? Aqui estão nossas soluções.