Disbiose Intestinal: você sabe o que é?
Seu intestino também precisa de cuidados, mas você sabe quais são eles?
Dados de uma pesquisa feita em 2019 e conduzida no estado de São Paulo revelaram aumento das taxas de incidência e prevalência de DIIs (doenças inflamatórias intestinais) no estado, sendo a taxa de incidência, em média, de 13,31 casos novos a cada 100.000 habitantes por ano Pode-se notar que o cuidado com o intestino é algo pouco frequente, esse assunto pode até ser levado como um tabu para algumas pessoas. Mas deixando todo esse desconforto com o assunto de lado, você sabia que sintomas tão comuns podem indicar uma doença intestinal?
“A Disbiose Intestinal é uma doença pouco conhecida, porém mais frequente do que imaginamos. A principal causa para o surgimento dela é uma alimentação rica em proteína e gordura, mas sendo baixa em fibras. O uso de medicamentos em excesso e estresse também são outros fatores que podem provocar a disbiose”, afirma a infectologista Flavia Cohen.
Com o alto consumo de remédios e alimentos com gordura em excesso, há o surgimento de um desequilíbrio na microbiota do intestino, que é provocado pela deficiência de bactérias benéficas ou pelo crescimento exagerado de organismos nocivos, como os fungos, as bactérias e os protozoários.
“Os principais sintomas da diobiose intestinal são: acne, eczema ou rosácea, aumento dos gases, alergia alimentar, síndrome da fadiga crônica, dificuldade em perder peso. E também há os sintomas que são considerados mais graves, como digestão lenta, refluxo, dor abdominal, diarreia com frequência e fezes com muco”, explica Flavia.
Para realizar um diagnóstico mais preciso é necessário fazer alguns exames. Sendo um dos principais: Microbioma intestinal, um teste genético que tem como objetivo identificar todas as bactérias presentes na flora intestinal.
A infectologista explica que o tratamento consiste em uma dieta rica em probióticos e prebióticos e que apesar de parecer simples é importante a constância da ação, afinal, nossa flora intestinal precisa ser cuidada e bem nutrida sempre. “Um intestino saudável é a base para uma saúde forte e um organismo equilibrado”, finaliza.