A arquitetura ligada à natureza que promove o bem-estar
Revestimento de pedra, luminosidade natural, madeira, são características de uma arquitetura biofílica
A partir do desejo de levar o conceito real de natureza para dentro de um espaço, as arquitetas Shayanne Secaf, Natália Antoine e Cris Gomes, buscaram pela ajuda da paisagista carioca Rayra Lira, que não pensou duas vezes antes de aceitar a demanda. O convite foi feito por Shayanne, que conhece Rayra há anos, tendo a confiança de seu trabalho. O projeto foi baseado em uma arquitetura biofílica, que se resume a um conceito que busca satisfazer a necessidade de estar sempre associado à natureza.
“Pensando nesse conceito, criamos um jardim biofílico, com plantas maiores, mais antigas, como as duas Oliveiras com mais de 30 anos de idade cada uma e uma Drascena Draco, e uma série de plantas em volta levando a sensação de se ter um canteiro de jardim dentro de um apartamento para tirar um pouco do ar urbano”, explica a paisagista.
Para realizar o projeto, as responsáveis se espelharam em uma das tendências mais faladas no mundo pós-pandêmico, que é redescobrir o significado de convívio e ao mesmo tempo ser o seu refúgio. Durante e pós-pandemia as pessoas sentiram a necessidade de estar em contato com a natureza e o quanto isso nos faz falta no dia-a-dia, com isso foram feitos verdadeiros jardins dentro dos ambientes.
Rayra, CEO da J Lira Green comenta que em todos os ambientes que participa não deixa de levar seu Jardim Vertical em Troncos. “Através dele fomos premiados com um selo da ISO 26000 através do instituto IEVA, selo dado para empresa e pessoas com responsabilidade socioambiental, pois o nosso jardim é feito com troncos de árvores reaproveitados de quedas por climas ou por podas realizadas.”
Para levar variedade e sair do tradicional, a paisagista usou mais de 15 espécies de plantas, como as oliveiras, dracenas, filodendros, bromélias, e outras. Assim deixando o ambiente mais elegante e cheio de vida.
Além do espaço Living de Viver, o ambiente construído pelas arquitetas Shayanne Secaf, Natália Antoine e Cris Gomes junto com Rayra Lira, a montagem do projeto foi realizada em mais 3 espaços da casa e ficará em exposição até o dia 11/09/2022.