5 dicas para oferecer planos de Marketing Digital sem parecer amador

O Marketing Digital tem feito cada vez mais sucesso no Brasil e no mundo. Porém, com tanta popularidade, tem se tornado alvo fácil de pessoas que acabam achando que prestar serviço de Marketing Digital é algo simples e que pode ser feito por qualquer um. 

 

Com toda essa simplificação, começaram a surgir os amadores, que com serviços feitos sem o conhecimento necessário, acabam passando a impressão de que todos os profissionais no mercado na verdade não passam de aventureiros. 

 

Se você quer trabalhar com Marketing Digital ou já trabalha com Marketing Digital e quer passar a imagem de profissionalismo, precisa seguir algumas dicas na hora de oferecer seus planos de Marketing Digital para empresas sem parecer amador. 

O que é o plano de Marketing Digital

O plano de Marketing Digital é um documento que contém informações importantes para sua empresa. É composto por objetivos, seus concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona. O documento ajuda a registrar todas as informações necessárias para que você possa executar suas campanhas de marketing.

 

Só pela definição já podemos ver que um plano de Marketing Digital feito de forma amadora pode transformar um projeto que tinha tudo para ser um sucesso, em um tremendo fracasso. 

Dicas para oferecer um bom plano de Marketing Digital

  1. Saia do achismo

 

Muitas vezes, ao começar a pensar em persona e público-alvo, temos a tendência de trabalhar o que achamos que é o nosso público-alvo, em vez de partir de métricas.

 

Para ser um profissional, você precisa sair do achismo e passar a trabalhar com dados reais. 

 

Em vez de achar que o seu público alvo é X, analise as métricas que você já tem. Quem são as pessoas que já interagem com o seu cliente? Para quem já segue nas redes sociais, quem é o público que mais visualiza stories? 

 

Ofereça soluções para o seu público em vez de buscar um público para as suas soluções 

Muitas vezes, ao criar um plano de Marketing Digital para um produto, acabamos buscando um público para o produto que criamos, em vez de buscar criar soluções para o público que já atendemos. 

 

Como diz Kotler, o marketing não gera necessidades, ele apenas atende demandas. E se você já tem um público cativo, por que não tentar apresentar soluções para os problemas desse público em vez de criar um produto e tentar engajar com novos públicos?

Analise seus concorrentes

Outra boa forma de mostrar profissionalismo é analisando os concorrentes corretos. Não só os concorrentes diretos, mas também os concorrentes sazonais. Por exemplo, vamos supor que você está montando um planejamento de Marketing Digital para o Dia dos Namorados e o seu cliente é uma loja de chocolates. 

 

No Dia dos Namorados, você não está competindo somente com outras lojas de chocolate, você está competindo com outros nichos de mercado que também oferecem produtos que podem ser presentados nesse dia, como lojas de perfumes, lojas de acessórios, lojas de roupas e floriculturas, por exemplo. 

 

A sua missão deixa de ser “como eu posso vender mais do que outras lojas de chocolate” para se tornar “como eu posso mostrar para o meu público-alvo que o meu chocolate é a melhor opção para ser presenteada nessa data”.

Utilize boas fontes 

Ao fazer a sua análise competitiva, que tal dar uma olhada em sites de reclamações como o “reclame aqui”, por exemplo? Lá você pode analisar os seus concorrentes e ver os principais problemas que os consumidores encontraram ao tentar fazer algum tipo de negócio com eles.

 

Dessa forma, você pode sair à frente e contornar esses problemas, ou até mesmo usar isso na sua comunicação de marketing.  Depois de mapear os seus principais concorrentes para cada uma das datas que você está planejando, fazer o mapeamento de problemas que esses concorrentes encontram pode ser bem interessante e trazer insights que certamente um amador não teria. 

Não aponte problemas, traga soluções

Além de tudo isso, é importante que você pense em como todos os problemas levantados no seu plano de marketing podem ser solucionados.

 

Aqui temos 2 tipos de soluções que devem ser incluídas no seu plano de marketing! 

 

  • Soluções para os problemas dos concorrentes

 

Se você mapeou o problema de um concorrente, é importante que consiga mostrar qual a solução desse problema para o seu cliente. Isso demonstra que você conhece o mercado e pensou à frente do concorrente, e essa é a melhor forma de conseguir se destacar e superar a concorrência. 

 

  • Soluções para possíveis problemas que vocês encontrarão na jornada

 

Não se engane, os problemas vão aparecer em algum momento. A diferença entre um amador e um profissional é que um profissional sabe exatamente como lidar com cada um desses problemas, e muitas vezes já tem esses possíveis problemas mapeados. 

 

Não se esqueça de que a diferença entre um amador e um profissional vai além do conhecimento. Também é necessário se posicionar como um profissional e sempre ter atitudes que levem o seu cliente além.