Maiores goleadas do Brasileirão nos jogos entre times grandes
O Campeonato Brasileiro teve sua primeira edição em 1959, sob o nome de Taça Brasil. Porém, o primeiro Brasileirão em si aconteceu mais tarde. Em dezembro de 2010, a CBF unificou a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata ao Campeonato Brasileiro pós-1971.
Segundo a maioria dos comentaristas de futebol, uma partida é considerada uma goleada quando a equipe vencedora assim o faz por pelo menos três gols de diferença, enquanto alguns analistas preferem considerar goleada placares superiores a quatro gols de diferença.
Algumas das maiores goleadas entre os grandes no Brasileirão
Em 1981 o Inter liquidou o Palmeiras. Em um jogo pouco competitivo, o Colorado meteu 6 a 0 na equipe de São Paulo, com gols de Batista e Mauro Pastor, entre outros.
O Botafogo sofreu, em 1999, sua derrota mais elástica em jogos do Brasileirão: um 6 a 0 aplicado pelo Palmeiras, que àquela altura já se via às vésperas da partida contra o Manchester United, pela decisão do Mundial de clubes. O Palestra Itália, em São Paulo, foi o palco do chocolate.
O Vasco entrava na penúltima rodada do Brasileirão 2001 em 12° lugar e com pouquíssimas chances de chegar ao G8. Já o São Paulo, 6° colocado, foi para o jogo confiante da vitória. O jogo teve uma goleada inesperada de 7 x 1, o Tricolor caiu para o sétimo lugar e ainda se classificaria. Já o time do Rio de Janeiro foi eliminado.
Em 15 de setembro de 2002 o Tricolor do Morumbi recebeu o Fluminense e queria seguir brigando pela ponta do campeonato. Foi o jogo que marcou a histórica briga entre Romário e Andrei, onde o Baixinho empurrou o companheiro de time, o São Paulo fez uma incrível goleada de 6×0 sobre o Fluminense.
Em 2005, o Corinthians completava uma das vitórias mais marcantes, se vingava das derrotas sofridas na final do Brasileirão de 2002 para o Santos e caminhava a passos largos em busca da conquista do Campeonato Brasileiro. Na campanha, o clube do Parque São Jorge aplicou uma sonora goleada por 7 a 1 diante do Peixe, no Pacaembu.
O Vasco vivenciou em 2015 mais um triste capítulo em sua gloriosa trajetória. O Cruzmaltino foi derrotado pelo Inter por 6 a 0, o que representa a sua pior derrota na história do Campeonato Brasileiro. Este resultado supera o 7 a 2 aplicado pelo Atlético-PR na edição de 2005.