“A verdade inconveniente do marketing” contou o estrategista em publicidade digital Thyago Guimarães
“Marketing hoje está na moda e qualquer garoto ou agência se diz especialista em marketing digital, mas são poucos os capazes de gerar resultados de verdade”, diz estrategista em publicidade digital Thyago Guimarães
Quem assistiu à série Mad Men lembra de como Don Draper, líder criativo de uma agência de publicidade dos anos 1960, fugia do óbvio para criar campanhas ousadas para seus clientes, muitas vezes virando o jogo das empresas que o contratavam. Sob a elegância de um terno sempre impecavelmente alinhado e a autoconfiança de uma comunicação franca e direta, Draper destilava verdadeiras jóias de sabedoria em cada episódio, ensinamentos que podem ser considerados tanto para o mundo do marketing quanto para a própria vida. Eis duas de suas mais valiosas lições: “Se não gosta do que está sendo dito, mude a conversa” e, talvez mais importante, “Se tentarem fazer com que você seja diferente, é porque você é. E é bom ser diferente.”
Mad Men se situa mais de cinquenta anos no passado, mas não deixa de ser interessante como vários dos pensamentos e percepções do protagonista ficcional parecem válidos para a realidade de um dos principais desdobramentos da publicidade hoje: o marketing digital.
Onipresente nas redes sociais, talvez seja o momento de questionar: estaria o marketing digital saturado e, consequentemente, necessitando de outras abordagens? Em outras palavras, se o marketing digital já foi diferente por simplesmente ser digital, não seria a hora de ser um marketing digital diferente? De acordo com Thyago Guimarães, autor do best seller Os segredos do marketing digital, faz sentido repensar este mercado que tanto se destacou nos últimos anos do meio publicitário.
Estrategista de marketing com reconhecimento internacional e com a experiência empreendedora de quem já fundou sete empresas, Thyago afirma que o que importa não é a quantidade de conteúdo produzida na internet, mas sim os resultados exponenciais que uma campanha pode atingir. “Marketing é coisa séria, um pilar vital para qualquer negócio. Um bom produto pode fracassar por não ter conseguido chegar até sua clientela. Todo dia há milhares de produtos sendo lançados, então é preciso buscar formas de que o seu se destaque dos demais. Afinal, marketing e vendas são irmãos gêmeos”, complementa.
Seguindo a filosofia de colocar a pele em risco, Thyago diz ainda que a maior atenção aos resultados é um dos princípios que regem a TG7, sua agência de publicidade digital que se especializou em combinar estratégias de growth com o neuromarketing. Focada em campanhas mais efetivas, a agência é conhecida por trabalhos que envolvem tanto a mente quanto o emocional do consumidor, buscando tornar uma marca em algo inesquecível. “Se alguém pergunta qual é o melhor refrigerante, a chance de a resposta ser Coca-Cola é muito maior. Isso é efeito do neuromarketing”, explica Thyago, que também oferece palestras de marketing digital e vendas e dá consultoria para empresas que possuem equipe de marketing, atendendo clientes no Brasil e nos Estados Unidos.
Se hoje em dia o marketing digital vem sendo confundido com um mero quantitativo de publicidade em redes sociais, talvez seja preciso mudar a conversa, como Thyago sugere. E mudar a conversa significa ser diferente, e é bom ser diferente.
Para conhecer mais o trabalho de Thyago Guimarães, acompanhe-o no Instagram: @guimaraesthyago