Como funciona um SSD?

Divulgação

O SSD foi uma das revoluções no mundo da tecnologia, ele vem auxiliando várias pessoas e facilitando na velocidade de transferência de dados. O SSD possui duas partes, a memória flash e o controlador, a memória flash cuida do armazenamento de todos os dados e arquivos, e o controlador gerencia a troca de dados entre o computador e a memória.

O nome SSD vem das siglas Solid State Drive, que armazena os arquivos através de cargas elétricas, fazendo com que a transferência de arquivos seja muito maior, e muito mais rápida.

Em comparação ao HD, o SSD faz 90 mil escritas por segundo sendo que o HD convencional só consegue escrever 100.

O SSD faz uma diferença considerável no computador, segundo uma pesquisa, a inicialização de um PC com o disco rígido convencional dura cerca de 1 minuto e 39 segundos. Já o SSD você gasta apenas 22 segundos, mas não se pode esquecer que os tempos podem variar de acordo com o sistema operacional e a máquina utilizada.

Devo trocar meu HD por um SSD?

Se você ainda usa um HD em seu computador, vamos mostrar alguns dados que podem te convencer a trocar por um SSD, ainda mais para você que não tem paciência na hora das transferências de arquivos.

  • Copiar um filme – No HD tradicional leva 7 minutos e 56 segundos, e com o SSD o tempo total é de 3 minutos e 17 segundos.
  • Importação de fotos – O teste foi feito com um pacote com 1.307 fotos leva apenas 1 minuto e 2 segundos com o SSD que possui a mudança de 43 segundos a menos do que o disco rígido.

A velocidade de transferência de dados do SSD ultrapassa, em muito, a velocidade de um disco rígido, e a confiabilidade de um SSD que ultrapassa muito a de um HD.

O SSD foi construído somente com uma ideia, lidar com grandes cargas de trabalho diárias com leitura e gravação frequentes, e a perda de dados ou rompimentos são muito difíceis de acontecer.

Se acontecer a perda de dados, o que fazer?

Para se precaver contra a perda de dados, mesmo sendo muito difícil isso acontecer, é bom sempre ter backup de todos seus dados, principalmente os mais importantes.

Existem vários tipos de perdas, como a queima do SSD, problemas de firmware, falha de algum componente eletrônico, conectores danificados e até desgaste natural de circuitos da placa.

Mas caso isso aconteça você pode procurar por uma empresa especializada em recuperação de dados, pois elas são seguras e recuperam na maioria das vezes 100% dos seus dados, mas o melhor é sempre estar prevenido.

Conclusão

O SSD trouxe uma enorme evolução para o mundo da tecnologia e dos computadores, trazendo uma melhor performance para o computador e também uma velocidade consideravelmente elevada ao disco rígido.

Não só em performance mas também em durabilidade, pois a vida útil de um SSD pode chegar a 10 anos, já o HD pode levar de 5 a 8 anos de vida útil.

E sempre lembrando que o HD é muito frágil e se você não for muito cuidadoso na primeira queda pode ser que o disco saia danificado, e o SSD é muito mais resistente e mesmo com a queda é difícil ficar danificado.