Como se preparar para o crescimento da empresa
O crescimento de uma empresa está intrinsecamente ligado por um lado, a oportunidades de mercado e, por outro, ao preparo do empreendedor. Todo empreendedor, além do desejo de empreender, necessita ter na mesma razão deste, o desejo de aprender. O crescimento sustentável do negócio está intimamente ligado ao desejo de crescimento profissional do empreendedor.
É preciso ter clareza de que as coisas mudam rapidamente e os cenários micro e macro se alteram, para melhor ou para pior. O capital sem conhecimento pode ser nada. Já o conhecimento sem capital pode resultar em algo bom.
Vale lembrar ainda que ninguém conhece tudo. O conhecimento é um processo contínuo de aprendizado motivado pela curiosidade que ‘atormenta’ a cabeça de empreendedores à frente de bons negócios.
Além disso, seguir, olhar e cuidar de processos básicos dará a solidez mínima necessária para o crescimento que deve se fundamentar em alguns pilares:
• Organização : este ponto básico para o sucesso da empresa está relacionado com o estabelecimento e atualização de todos os processos administrativos. A organização favorece a produtividade, o bom clima organizacional, proporciona satisfação aos clientes e, por consequência, gera bons resultados ao negócio;
• Modelo de negócio: o modelo de negócio é como o nome diz, um ‘modelo’ de como sua empresa trabalha para produzir e entregar valor. Trata-se de demonstrar ao mercado como sua empresa está e onde quer chegar, prevendo problemas e também oferecendo soluções. É uma apresentação dos processos, formas de trabalho e de como a empresa busca seus resultados e rentabilidade;
• Resultados: quando se tem uma empresa é preciso conhecer os principais cálculos do negócio e entender os resultados através de um relatório chamado DRE (Demonstração de Resultados). Só assim, será possível saber se o negócio está realmente valendo a pena. Se dá lucro ou não. Vender muito não significa lucrar muito. Conta bancária cheia não representa, necessariamente, rentabilidade. Entender um DRE é essencial para o crescimento. O empreendedor precisa se dedicar ao aprendizado de conceitos econômico-financeiros para ler corretamente os números da sua empresa e não se surpreender negativamente em alguns momentos;
• Fluxo de Caixa: não menos importante é manter um fluxo de caixa bem construído para que se tenha uma ‘ fotografia’ real da situação e do caixa no dia, projetado para semana, mês e, dependendo do negócio, para prazos maiores. Assim, correções poderão ser feitas para minorar problemas ou otimizar oportunidades;
• * Incluir novas tecnologias sem preconceito, mas com cuidado:* comprar equipamentos e produtos sem necessidade é bastante comum quando a empresa está crescendo, por isso, antes de aderir a novas tecnologias, avalie qual será o impacto destas na prestação de serviços e/ou oferta de produtos;
• Retenção de talentos: ter e manter talentos é essencial, pois uma equipe formada por bons profissionais favorece a dinâmica interna e confere qualidade os serviços prestados. Mas para mantê-los é preciso mais que bons salários: boas condições de trabalho, treinamento contínuo, oferta de ferramentas adequadas (etc.) também são importantes para estimular que permaneçam e continuem motivadas e trabalhando para o crescimento da empresa.
Por fim, todos os colaboradores da empresa precisam saber claramente o que ela quer e onde quer chegar, com metas e objetivos claros, budgets bem construídos e possíveis.
Todos os stakeholders precisam ser envolvidos e convencidos dos propósitos de crescimento da empresa.
Dessa forma, é possível crescer e de forma sustentável.
Autora: Silvia Sanches especialista em transformação comportamental