Se a sua empresa não é igual a todas, porque o seu conteúdo precisa ser?
Sua empresa é uma empresa original? Então, por que o seu conteúdo precisa ser exatamente igual ao conteúdo de outras empresas? Muitas pessoas cometem esse erro, acham que só porque “todo mundo” está fazendo um tipo de conteúdo que também precisa seguir o mesmo ritmo. Na verdade, não é bem assim. Quanto mais conteúdo original, diferente e interessante, maiores são as chances do seu negócio crescer na internet. Saiba como fazer isso nesse artigo.
O primeiro passo para ter conteúdos relevantes e diferentes: ter uma estratégia
Postar conteúdo para a sua empresa não é apenas sobre disparar alguma imagens nas redes sociais ou um texto ou outro no blog, é preciso ter estratégia. Desenvolver uma estratégia significa compreender quem é o seu público alvo e como os seus conteúdos podem solucionar os problemas do seu público através da sua empresa. É uma conexão, uma prestação de serviços, uma soma de valores. Seus conteúdos devem atrair, reter e converter, o que só pode ser feito a partir de técnicas bem definidas e elaboradas. Alguns exemplos de conteúdos que podem ser criados nos mais diversos formatos são:
- blogs;
- vídeos;
- podcasts;
- redes sociais;
- e-books;
- infográficos;
- webinar e etc.
Não é algo simples e rápido, mas os resultados são duradouros e compensatórios. Se você sente dificuldade em fazer isso por si só, uma agência de marketing pode te ajudar.
Como criar conteúdos relevantes?
Os conteúdos do seu negócio podem ser informativos, educativos, podem ser voltados para entretenimento e para atração do público. Aliás, misturar tudo isso, diversificar os conteúdos, é algo muito bom!
Vamos supor que você tem um restaurante: um conteúdo informativo pode ser um conteúdo que mostre como o seu restaurante funciona, os horários e detalhes da rotina de trabalho. Já um conteúdo educativo pode ser um conteúdo que mostre os cuidados que os restaurantes precisam ter para manipular os alimentos. Um conteúdo de entretenimento pode ser postagens divertidas sobre a casa, fatos curiosos sobre algum prato e etc. Todos esses conteúdos podem ser atrativos e ricos para o seu público alvo. Independente de qual seja, precisa ser relevante, interessante, gerar conexão.
Estamos em meio a uma epidemia de informações na internet, por isso, tudo o que você postar precisa ter algum item de destaque. Veja outras dicas para criar conteúdos relevantes:
Qualidade é melhor do que quantidade
Não adianta querer postar 4 fotos por dia no Instagram, 3 vídeos no YouTube e 5 textos no site do seu negócio, se não houver qualidade suficiente em cada material. Você até pode atrair clientes com títulos criativos, músicas diferentes, mas se o conteúdo não for realmente atrativo, não corresponder a primeira impressão, de nada vale.
Faça pesquisas antes de produzir, para garantir que a qualidade será um ponto de destaque.
Espie a concorrência
Não é errado olhar para a concorrência, desde de que você não viva olhando para ela. Dê uma espiadinha para ver os artigos das primeiras páginas que competem com você, os conteúdos que são similares ao seu, veja o que está sendo bem posicionado e como você pode se diferenciar deles.
Preste atenção no seu público
Tenho certeza que você não consegue conteúdos desinteressantes, que não fazem sentido para o que você procura. Da mesma forma, o seu negócio tem um público-alvo, tem pessoas que se buscam pelo o que você oferece. Sendo assim, preste atenção nesse público, ouça o que ele deseja e atenda às expectativas.
A melhor forma de vender o seu produto é não vendê-lo
Você gostaria que alguém te oferecesse algo e ficasse insistindo para que você comprasse sem nem te explicar se aquilo tem alguma utilidade na sua vida? Com certeza a resposta é – não! Por isso, não fique autopromovendo o seu serviço ou produto a todo custo. O ideal é que os seus conteúdos informem e ajudem o seu público a resolver questões rotineiras que estão relacionadas com o que você vende. Assim, o público encontrará o que a sua empresa tem a oferecer de forma muito mais natural.
Use SEO
As técnicas de SEO podem ajudar as suas páginas a alcançarem boas posições de ranqueamento nos meios de busca, ajudando também a tornar a experiência do usuário muito mais agradável. Confira outros conteúdos específicos sobre SEO.
Tenha um objetivo bem definido
De nada adianta postar o dia todo nas mais diversas redes da sua empresa se não há um objetivo bem estabelecido. Qual é o seu intuito com a criação dos conteúdos? Atrair mais tráfego? Converter mais clientes? Gerar leads? Crescer nas redes? Esses objetivos devem te guiar para pesquisar, selecionar pautas, diversificar os canais e os conteúdos.
Se você quer que a sua empresa se destaque, você não pode querer que ela seja igual a todas as outras. Portanto, faça com que o seu conteúdo seja um conteúdo diferenciado, objetivo, interessante para o público, fazendo com que a sua empresa seja encontrada por ser original.