Descubra quais as diferenças entre vírus e malware

Divulgação

Quais as diferenças entre um vírus e um malware? Nesse texto nós iremos descobrir, porque ambos são usados para classificar arquivos maliciosos de computador.  

Um exemplo é que todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus. Quando você está lutando contra uma infecção, é importante saber distinguir uma coisa e outra. 

Precisa entender o malware que está causando o problema para encontrar uma maneira de corrigi-lo. E veremos quais as diferenças entre eles e como evitá-los. 

O que é Vírus? 

O vírus é um termo criado ao longo dos anos de 1990, quando surgiu os programas maliciosos, mas o termo não é muito usado hoje em dia, pois surgiram tantas ameaças (como a worms, ransomware e entre outros) que foi preciso criar um novo termo, o malware. 

Vírus é um software malicioso, que funciona muito parecido a um vírus biológico, que infecta o sistema, e se reproduz ao máximo que pode, e tenta ao máximo avançar para outros computadores que estejam conectados na mesma rede, e se o vírus for mais agressivo, envia e-mails através do e-mail da vítima. 

As contaminações ocorrem por ação do usuário, pois é muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que podem ser recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas, por meio de arquivos infectados em pen drives, CDs, DVDs ou qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento de dados. Mas existe uma forma muito usada chamada Trojan “Cavalo de Tróia”, que entra por um aplicativo que é semelhante a um software original, com seu funcionamento normal, mas ele vem com um vírus instaurado junto ao “Software”. 

Quais os tipos de vírus? 

Existem alguns tipos de vírus, como o Blended Threats que trata-se de um conjunto de ameaças, em sua tradução é algo como “mistura de ameaças”, ele combina vários  tipos de arquivos infectados em um só local, e se espalha muitos problemas de uma só vez.  

Também tem o Keylogger, que seu objetivo é interceptar todas as informações que são digitadas pelo usuário do computador infectado, e todas essas informações vão diretamente para o responsável do ataque.

O que é um Malware? 

Um Malware é um termo que vem da junção de duas palavras “malicious” (malicioso em inglês) com “software”, qualquer tipo de programa malicioso que visa em causar danos ou obter informações da vitima, muita das vezes causando um certo prejuízo, pois acontece sequestro de dados, bombardeio de anúncios, corrompimento dos dados, furto de dados, danos ao sistema e também lentidão no computador. 

O nome Malware foi criado pois o nome vírus se tornou “limitado” para a quantidade de aplicativos maliciosos que surgiram. E o nome surgiu após as criações de aplicativos espiões e aplicativos que executava o bloqueio dos dados, exemplos do Spywares e o Ransomware 

Quais os tipos de Malwares? 

Possuem vários tipos de Malwares mas vamos citar alguns. 

  • Adwares – o termo “ad” vem de anúncio em inglês – esse tipo de malware é responsável por se instalar no sistema como um único objetivo, bombardear o usuário com anúncios e possivelmente causar uma lentidão no sistema. 
  • Worms – significa “vermes”, seus modos de distribuição tem alta capacidade de se multiplicar em uma rede. São distribuídos por mensagens de spam, e uma vez que a máquina foi infectada, todos dispositivos que entram em contato acabam adquirindo uma cópia do software malicioso. E se este Malware se instala em uma rede de uma empresa ela pode causar sérios danos, pois se propaga por qualquer dispositivo que esteja conectado a rede. Geralmente, o malware Worms intercepta os dados da vítima que sofreu o ataque, comprometendo as redes locais e facilitando a entrada de hackers tanto a um computador quanto aos computadores ligados na rede. 
  • Ransomware – Invade seu sistema e encripta todos seus dados, muita das vezes furtando seus dados também, fazendo ameaças e usando a técnica de dupla extorsão ameaçando vazar ou vender os arquivos, caso não pague o valor de resgate que o grupo ransomware cobra. Mas esse ataque malware existe uma recuperação dos dados que é bem mais confiável que pagar aos hackers. 

Conclusão 

Por mais que vírus e malware pareçam a mesma coisa, não são. Mas o que caracteriza um malware?  

Malware é um programa malicioso para computador em geral, então abrange desde um vírus a um ransomware. Já o vírus é caracterizado por um programa malicioso que se instala no computador e vai se espalhando para qualquer dispositivo que esteja conectado à máquina, travando o computador e colocando anúncios no meio da tela.  

O vírus também pode se espalhar no celular, é bem comum identificar quando entra propaganda no meio da tela, e esse tipo de vírus pode entrar através da navegação em sites maliciosos. 

Por isso é importante sempre ter um antivírus, tanto em seu computador quanto em seu celular, para que você possa se prevenir e não sofrer nenhum tipo de danos em seus dados.