Transcontinental assume a vice-liderança. Metropolitana FM e Gazeta FM avançam. Band FM segue líder em São Paulo

São Paulo – Universo de ouvintes é ampliado novamente e chega a um de seus maiores níveis em 2021. NovaBrasil FM também avança e ganha posição no top 10 de audiência

O rádio de São Paulo segue em alta quando o assunto é a média de ouvintes concentrados nos principais filtros da medição realizada pela Kantar IBOPE Media. O atual volume visto na pesquisa de audiência da Grande São Paulo é o maior desde o trimestre de março a maio deste ano (divulgado em junho), este que por sua vez foi o maior desde setembro de 2018 (trimestre junho a agosto daquele ano). Várias emissoras puxaram a alta de audiência, inclusive com mudanças em colocações no top 3 e top 10 em filtros gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

Nova vice-líder

Uma das tradicionais “campeãs de audiência” em São Paulo voltou a ocupar uma condição de destaque no top 3 em filtros gerais da medição. Trata-se da Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), estação que cravou a sua melhor marca de audiência desde o último trimestre cheio de 2019, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Hoje a 104.7 FM aparece na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e pela Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica).

Também é destaque a manutenção da liderança isolada por parte da Band FM 96.1 (popular/hits), emissora que vem de forte alta de audiência na pesquisa anterior e manteve a tendência de crescimento na média atual. Com isso, a Band FM segue disparada na primeira colocação de audiência nos principais filtros gerais da pesquisa e inicia a contagem para completar 7 anos nessa condição.

A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também segue próxima do bolo que disputa posições do top 3 e completa o grupo dos cinco maiores volumes de audiência do rádio paulistano. A emissora tem apresentando uma certa estabilidade em seu índice, com boa distância para a sequência do ranking FM.

Top 10 movimentado

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) apresentou um dos maiores avanços de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), retomando assim a sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa. O forte avanço da 98.5 FM foi acompanhado pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits), outro importante destaque da atual pesquisa, estação que apresentou a segunda maior variação absoluta do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) também foi um dos destaques da atual medição de audiência, ao variar novamente de forma positiva no ranking em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe: Metropolitana FM, Gazeta FM e 89 cravaram índices muito próximos em filtros gerais, diferenças inferiores a 1 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Após a estável 105 FM 105.1 (popular/esportes), também há um “empate técnico” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre outras duas FMs: a NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) foi um dos destaques da atual pesquisa e agora aparece no top 10 em filtros gerais (condição que já era mantida pela FM em filtros comerciais, ou seja, de segunda à sexta). Ela é acompanhada de muito perto pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), que também cresceu em audiência (segundo avanço consecutivo).

Outra emissora que apresentou crescimento foi a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), rádio que também está muito próxima das emissoras Novabrasil FM e Antena 1 em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essas três rádios também são acompanhadas de perto pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock). Devido a grande proximidade entre as FMs, há mudança na ordem de colocação a depender do filtro analisado (Novabrasil, Antena 1 e Mix ganham posições no filtro de segunda à sexta, 07h-19h/FM+WEB).

Mais destaques

A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparece na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apresentando variação positiva em seu índice de audiência na comparação com a pesquisa anterior. A estação é seguida por Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes). Os valores registrados por essas FMs são próximos no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da Massa FM, a emissora renovou a sua melhor marca de audiência em São Paulo ao avançar novamente.

Tropical FM 107.9 (popular/hits) e Play FM 92.1 (adulto/popular), que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cresceram em audiência. No caso da 92.1 FM, a emissora também renovou a sua melhor marca de audiência em São Paulo, esta que já é superior ao dobro do valor que era registrado habitualmente pela sua antecessora no canal (a Rádio Trânsito, extinta em 2020).

Novamente, assim como na pesquisa anterior, se analisar filtros de segunda à sexta-feira, também são alteradas as posições do ranking FM entre o top 10 e o top 20. Por isso é importante considerar que o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é uma das fotografias possíveis da evolução da audiência FM.