Pianista Juliana D´Agostini e o poder transformador da música

Divulgação

Com quantas notas é possível transformar o futuro de crianças carentes? A resposta vem dos teclados do piano de Juliana D´Agostini. A pianista clássica, concertista e compositora renomada internacionalmente, fundou, em 2019, um Instituto Cultural que leva seu nome, com o objetivo de tornar a música de qualidade acessível a alunos dos Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas do Brasil.  

Para Juliana, a canção que transforma é a que entra nos corações das pessoas. “Despertar sentimentos bons é a principal função da música, além de ser uma importante ferramenta de desenvolvimento cognitivo através de aulas de instrumento e musicalização. Além disso, também é um caminho de cura através da musicoterapia. A música tem esse poder”. 

E o amor a aproximou das crianças. A ideia tomou mais forma quando Juliana implementou o primeiro sistema de ensino em uma periferia. “Tive contato com elas e as mães que se beneficiaram com o projeto. Vi que uma administração competente para educação musical no terceiro setor salvaria muitas vidas”. 

Ensinando a pescar, ou melhor, a tocar 

Engana-se quem pensa que Juliana D´Agostini, dona de uma carreira de sucesso, teve tudo de mãos beijadas. “Conquistei todas as bolsas de estudos e comecei a trabalhar como musicista aos 10 anos, fora do país. O mundo apresenta oportunidades para todos. Basta saber aproveitá-las”. 

É o famoso ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Ou seria ensinar a tocar? A filosofia é a mesma. Assim, a pianista espera que a juventude tenha um futuro promissor. “O instituto cria e implementa cursos de musicalização, instrumentalização, canto, ritmos brasileiros, entre outros, em diversos municípios do país, inclusive fornecendo instrumentos e equipamentos necessários para as aulas”. E quem quiser adquirir os seus próprios, o projeto fornece os recursos necessários. 

A iniciativa já atendeu em torno de 20 mil crianças no Estado de São Paulo, mas já trabalha para atuar em outros Estados. Em paralelo, o instituto já começou a produzir materiais para atender a garotada de fora do Brasil.  

Quem quiser ser beneficiado pelo projeto, em uma escola, deve entrar em contato com o Instituto Cultural Juliana D´Agostini, por meio do e-mail [email protected] . 

Shows presenciais em 2022  

Com a volta dos shows presenciais, Juliana D´Agostini antecipa uma novidade: Já está estruturando sua tournée para o ano que vem. “O público pode esperar algo novo: uma mistura do meu piano com ritmos como rap, trap, hip hop, funk, pop, entre outros”.