Influencer especialista em leilões Matheus Peixoto dá dicas para fazer bons lances

Divulgação

Leilões presenciais voltaram com força, mas os realizados pela internet seguem em alta 

Os leilões presenciais estão de volta, embora os realizados virtualmente não tenham acabado, afinal, pela internet tem vantagens, como explica o influencer especializado em leilões Matheus Peixoto. “Online eu consigo controlar a emoção e arremato mais na razão. Leilão presencial às vezes você pode se deixar levar na emoção e arrematar um bem que pode te dar prejuízo. Tem que tomar muito cuidado”, alerta Peixoto. 

Como escolher um bom leilão? Na modalidade online ainda há o receio de golpes, visto que durante a pandemia aumentaram os casos de quadrilhas que aplicam o golpe do falso leilão. Para evitar incômodos, a recomendação é pesquisar a idoneidade do leiloeiro e se informar sobre a veracidade do local que promove o leilão, uma das formas é checar se existe sede física e pesquisar o CNPJ. Ou ainda, não se arriscar em leilões desconhecidos. O peferido de Matheus Peixoto é o da Receita Federal, realizado sempre pela internet. “Esses tempos teve um grande leilão da Receita, é sempre bom ficar de olho, pois costuma valer muito a pena”, destaca. 

Dicas para dar bom lances online  

“Siga sua estratégia até o fim, avalie os tipos de lances dos concorrentes e o perfil dos usuários”, recomenda Peixoto. Ele orienta a verificar quantos usuários estão dando lance, pois quanto maior a quantidade, mais caro vai ficar. Outra dica é preferir leilões em meio de feriadões, pois tendem a ter menos gente. A recomendação de sempre é ler todo o edital do leilão e as especificações do produto em questão. No caso de ítens usados, é necessário ler para saber se o produto tem avarias. “É importante que saiba de todo o edital, obter informações sobre aquele lote e estudar o valor de mercado do produto para que não dê lances ruins ou tome prejuízo”.