No Instagram, uma carta de amor a Porto Alegre

Reunindo dicas de lazer, ações sociais e acervo fotográfico das maiores belezas da capital gaúcha, @portoalegre se consolidou durante a pandemia como a principal página da cidade dentro da rede social  

Uma declaração de amor à capital dos gaúchos. É assim que o estudante de Direito Alexsandro Drews Peres e a publicitária Karina Araujo definem o perfil @portoalegre, administrado pela dupla no Instagram. Aliando sugestões turísticas, agenda cultural e esportiva, consciência social e um riquíssimo acervo fotográfico, a página atualmente conta com 213 mil seguidores – sendo a maior plataforma destinada a Porto Alegre dentro da rede social.

O sucesso foi consolidado durante a pandemia, período no qual o perfil – que foi reativado em fevereiro de 2020, após um hiato de 4 anos sem postagens – registrou um crescimento exponencial no número de seguidores e curtidas. Segundo Alexsandro, isso se deve ao papel social exercido pelo @portoalegre em meio à crise causada pela Covid-19. Durante o pico da doença no país, o canal divulgou campanhas de arrecadação de alimentos e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Além disso, falamos muito sobre a importância de respeitar as medidas sanitárias recomendadas pelas organizações de saúde. Um momento especial para mim foi quando o Armandinho, que é um dos meus ídolos, enviou um vídeo para o Instagram @portoalegre declarando seu amor pela cidade. Ele pediu para as pessoas se cuidarem, se prevenirem contra a doença e terem fraternidade. Ações como essa proporcionaram um engajamento muito positivo à nossa plataforma”, conta Alexsandro.

Responsável pela coordenação do @portoalegre junto com Alexsandro, Karina Araujo ressalta outra função importante desempenhada pelo perfil neste período: ser guardião das memórias da cidade. “Em certo momento da pandemia, as pessoas foram privadas de frequentar muitos pontos. O @portoalegre possibilitou que elas pudessem visualizar estes espaços, matar a saudade e apreciar a beleza da nossa capital”, relata a publicitária.

Isso é possível graças ao extenso patrimônio fotográfico da plataforma. As imagens – que vão desde conhecidos pontos turísticos, como a Orla do Guaíba e o Parque da Redenção, até locais desconhecidos por muitos porto-alegrenses, como as belas escadarias do bairro Centro Histórico – são disponibilizadas por fotógrafos profissionais ou amadores e compartilhadas pelo Instagram do @portoalegre, dando crédito aos autores.

Ainda cumprindo seu papel social relativo à pandemia, a conta também reúne agenda cultural (promovendo a programação de teatros, cinemas, exposições e shows), calendário esportivo, cobertura de feiras e eventos, indicações gastronômicas e outras dicas de lazer envolvendo Porto Alegre. “Para o futuro, queremos nos tornar referência de informações e divulgações de tudo a respeito da capital”, ressalta Karina.

Um novo desafio chamado @riograndedosul

Falando em futuro, atualmente um dos principais objetivos da dupla é replicar o sucesso do @portoalegre no Instagram em outro valioso domínio: o @riograndedosul. Reativado em junho deste ano, o perfil voltado ao estado conquistou rapidamente mais de 20 mil seguidores, seguindo o mesmo modelo de postagens de sua página-irmã. “Com ele, temos os mesmos objetivos, mas em âmbitos maiores, pois sabemos que o alcance não se limitaria ao nicho regional, como é o caso do @portoalegre”, explica Karina.

A principal diferença entre as páginas será vista no aspecto comercial. Enquanto as parcerias envolvendo o @portoalegre são majoritariamente voltadas à divulgação de pequenas e médias empresas, o Instagram do @riograndedosul terá foco no turismo. “Imaginamos um cenário muito mais concentrado na questão turística, ampliando nosso alcance para o público de outros estados. Assim, acredito que vamos conseguir atrair parceiros significativos”, diz Alexsandro.

A responsabilidade de representar uma capital

Hoje, o @portoalegre é o maior perfil do Instagram dedicado à capital dos gaúchos – sendo reconhecido até pela própria Prefeitura de Porto Alegre (cujo canal oficial, o @prefeitura_poa, conta com 95 mil seguidores, menos da metade do @portoalegre).

Esse fato traz consigo uma boa dose de responsabilidade, que Alexsandro Drews Peres e Karina Araujo buscam honrar em seus princípios editoriais – abordando questões de defesa do meio ambiente, da ocupação dos espaços públicos, de diversidade em todos os sentidos, de cultura e educação, do desenvolvimento econômico sustentável e da economia criativa.

“Nossa plataforma não tem ligação a nenhum grupo político ou institucional e não depende de recursos públicos para a sua manutenção”, esclarece Alexsandro. “Sei que temos uma responsabilidade gigante. Por isso, respeitamos a autoria das fotos publicadas, checamos diversas vezes antes de divulgar qualquer informação e evitamos postagens de cunho partidário”, completa.

Tudo isso para cumprir o objetivo primordial da dupla: divulgar o que existe de melhor em Porto Alegre e, no caminho, ajudar as pessoas que nela vivem. “Sinto muito orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo. É gratificante ter o reconhecimento da prefeitura, receber o carinho de tantos seguidores e poder contribuir diretamente para as pessoas da minha cidade”, expõe Karina.

Karina e Alexsandro garantem que enquanto atuarem na direção geral dos perfis @portoalegre e @riograndedosul, as plataformas sempre abrirão suas portas para compartilhar iniciativas solidárias, que contribuam positivamente para a sociedade. “Este é o nosso maior princípio. Sempre que possível, vamos divulgar qualquer tipo de ação solidária que vise melhorar a vida de uma pessoa, um lugar, um animal… Nós estamos aqui para ajudar”, finaliza Alexsandro.