Cultura Sneaker: você sabe o que é? E-commerce faz sucesso no Instagram revendendo modelos de tênis mais cobiçados
Os amigos Nicholas Santos e Andre Cassineli, durante a pandemia, viram uma oportunidade de ampliar suas rendas através da revenda de “sneakers”, que são modelos de tênis disputados entre os consumidores.
Custando a partir de R$2.500,00 alguns modelos podem chegar a 20 mil reais.
Mas qual a razão desses valores?
Para explicar isso, Nicholas nos contou um pouco mais sobre essa cultura que vem dominando o país:
“Não tem um fator específico. Não tem como falar “é caro por conta disso ou daquilo”. Ocorre por meio do cenário, não só pelo aspecto cultural como histórias por trás de modelos, cada um remetendo a uma específica. Atualmente, o mercado da moda começou a englobar esses itens na criação de outfits. Muito movido também, por referências gringas, o que acaba se tornando uma coisa boa, um fortalecimento para o mercado como um todo. Algumas pessoas gostam, outras não. Então, felizmente ou infelizmente, esse mercado tem crescido por conta das inclusões que as blogueiras/influencers tem feito. Como o mercado da moda em geral tem mudado. Antigamente, você via muitas blogueiras usando tênis hi end, marcas renomadas como Prada, Gucci, Moncler… por aí vai. E agora, estão migrando para esse mercado. Muito porque as referências gringas tem mudado. Então, o mercado vai responder a isso. Não sei se é uma coisa tão boa, mas o Brasil é sempre responsivo né?! O que acontece lá fora tende a chegar depois aqui. É complicado criar nossas próprias referências. Então, essa questão do modismo atual, somado a esse fato, existe uma questão econômica que talvez seja a mais forte envolvida, a economia básica: lei da oferta e da demanda. Muita procura para pouca oferta, pelas blogueiras estarem evidenciando esses itens nos outfits atuais. Então, consequentemente o mercado responde querendo consumir isso. E também, são pares muito limitados, eles chegam a ser lançados em uma média de 150, 200 pares. Chegando a escassez de modelos ultra exclusivos que lançam em torno de 15, 20, 30 pares para o Brasil inteiro. Porém, as outras grandes lojas autorizadas também têm ajudado nessa distribuição, o que tem facilitado o consumo. Mas é uma coisa que não tem para todo mundo. A maior influência impactante no preço é a economia básica: lei da oferta e da demanda. Quem tem vai cobrar muito caro e consequentemente, poucas pessoas vão conseguir adquirir.”
Nicholas ainda conta que o próprio mercado já vê como uma oportunidade de negócio. Os lançamentos nos respectivos sites e consequentemente, por já saberem de todo esse histórico, acabam esgotando em menos de 30 segundos. A Nike por exemplo, faz um lançamento às 10:00 horas no site, 10 horas e 30 segundos já esgotou tudo. Quando estava acontecendo os lançamentos nas lojas físicas e tudo mais, tinham filas que o pessoal passava 15, 18 horas, dependendo do modelo do tênis. Então, já não é uma coisa simples de ser adquirida, o que contribui para o aumento de preço.