Filmmaker Marcello Sortino ensina macetes do TikTok e do Instagram para viralizar
Marcello Sortino é filmmaker e diretor criativo e atende a grandes marcas. Ele mostra as peculiaridades e como fazer vídeos de sucesso nas redes sociais do momento: TikTok e Instagram Reels
Há algum tempo o Instagram vem se consolidando como a rede social preferida de influencers e celebridades. Até que no quesito vídeos surgiu um concorrente forte: o TikTok. O aplicativo chinês foi lançado em 2016, mas ganhou relevância mundial nos últimos 2 anos e já virou febre no Brasil, em especial entre adolescentes. De olho nisso, o Instagram lançou o Reels, modalidade de exibição de vídeos para concorrer com o rival chinês. No meio desta disputa estão as grandes marcas, que buscam entender as linguagens desses meios, que mudam constantemente.
O filmmaker e diretor criativo Marcello Sortino é especialista em produções audiovisuais e define como obrigatório para qualquer marca, grande ou pequena, dominar estas linguagens para obter sucesso, já que o alcance pode ser incalculável. “É necessário também ser proativo e testar coisas novas, porque as plataformas digitais são experimentais e permitem lançar tendências que farão você viralizar, as possibilidades são infinitas”, explica Sortino.
Como exemplo, recentemente ele foi contratado por uma grande marca esportiva para desenvolver a campanha para as mídias digitais. Além do conteúdo inspiracional da rotina dos atletas, também foi desenvolvida uma linguagem complementar de TikTok e Instagram Reels. A marca fez inúmeras imagens aéreas, com drone, algo fora do comum nestas redes, em que os usuários filmam do chão, de seus celulares. Claro que nem todos têm acesso a drones, mas Sortino cita a iniciativa como um exemplo. “Tudo o que for inovador, que saia do senso comum, é válido”.
Veja as dicas do filmmaker para quem busca entender este universo:
TikTok
De acordo com ele, esta rede social tem uma linguagem dinâmica e as marcas estão atentas a isso. “Eu diria para o pequeno empreendedor que o primeiro ponto é entender como o TikTok funciona, quais são as tendências e entender como seu nicho de comporta”. Se seu público é adolescente, por exemplo, esta rede é ideal e você terá que estar muito conectado, pois diariamente surgem novidades, bem como tudo é muito passageiro. Nesta plataforma a rapidez é o mandamento. “Use uma linguagem dinâmica, rápida, que capte a atenção instantaneamente, com cortes rápidos”, explica Sortino. Cada vídeo deve ter 15 segundos de duração. “15 segundos é tempo suficiente quando o vídeo é bem feito, pois o que capta a atenção do espectador são os primeiros 3 segundos”. Um recurso bastante utilizado são os desafios. Costumam ser dancinhas com uma música específica propostas para os usuários, cada um grava vídeos das coreografias e isso ajuda a viralizar o nome da marca ou o produto em questão. Celebridades e influencers podem entrar nestes desafios, o que amplia a audiência.
No Reels do Instagram os vídeos podem ser maiores: até 30 segundos. Mas a lógica é a mesma, com dinamismo, cortes rápidos e criatividade, já que a regra dos três primeiros segundos vale para todas as produções audiovisuais em redes sociais. No Instagram o público é mais variado em relação ao TikTok, portanto, dependendo do seu nicho, esta rede poderá ser mais adequada. Sortino destaca que em ambas as redes sociais é preciso estar atualizado em relação às tendências, pois a concorrência do conteúdo é gigantesca, então o produtor deve apostar na melhor imagem. Por fim, não esquecer de um recurso básico das redes sociais: hashtags. Elas ajudarão a marcar e segmentar o conteúdo para chegar ao alvo desejado.