Edição da Feira das Yabás em homenagem aos Quintais será transmitida direto da Casa de Cultura Laura Alvim no YouTube

Apresentado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e realizado pela FUNARJ, evento terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre , Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira

Esse ano a tradicional Feira das Yabás acontece online, com transmissão no canal da FUNARJ no YouTube e pelo canal da Feira das Yabás, ao vivo, diretamente da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Posteriormente, a live ficará disponível no canal de YouTube da FUNARJ, com exclusividade, durante seis meses. Será neste domingo, 22/8, a partir de 14h. Marquinhos de Oswaldo Cruz terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre , Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira, com realização da FUNARJ.

Evento  gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo a Madureira, de destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.

Vem reunindo, desde sua criação, milhares de pessoas, com o objetivo de prestar homenagem às influências africanas na região, tanto na música quanto na gastronomia, e às Tias de Madureira, verdadeiras Yabás, que acolhem e alimentam a população local. Ao mesmo tempo em que este projeto destaca o protagonismo do matriarcado na região da grande Madureira, faz homenagem às divindades das religiões afro-brasileiras e busca reverenciar a força, a maternidade e o poder feminino, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e afetiva da região.

Grande parte das tradições do Samba foi transmitida nos quintais, nos terreiros religiosos, ou na casa das tias . Hoje o maior símbolo dessa tradição é a FEIRA DAS YABAS. O encontro criado e comandado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz é uma espécie de junção de todos os quintais dos subúrbios na praça Paulo da Portela, na Grande Madureira.

Nesse dia 22/08 Marquinho fará uma live relembrando a Feira Das Yabás e aproveitará para fazer uma pequena homenagem ao quintal que mais o inspirou , o do poeta portelense Manaceia , que nesse dia 24 de agosto faria 100 anos .

Serviço:

Live: Feira das Yabás do Ano faz homenagem aos QUINTAIS. Música, Cultura e Gastronomia.

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Leci Brandão, Dudu Nobre, Tia Surica da Portela, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

Quando: Domingo, 22 de Agosto de 2021

Hora: a partir das 14h.

Local: transmissão, ao vivo, da Casa de Cultura Laura Alvim pelos canais da FUNARJ e da Feira dos Yabás no YouTube. Evento gratuito.

Classificação: Livre