Sucesso na área de rinologia, Dr. Rafael Leonardo compara vida na infância ao sucesso que alcançou

O Dr. Rafael Leonardo Martins, natural de Florianópolis/SC, é um dos mais jovem cirurgiões de nariz em atividade no Brasil, mas apesar da pouca idade, 32 anos, se tornou uma referência entre os seus pares e alcançou o sucesso profissional e a realização pessoal.

No entanto, a caminhada para chegar até se tornar um dos mais requisitados rinologistas e cirurgiões especialistas do país não foi fácil. “Segundo minha mãe, no dia 09 de fevereiro de 1988 começava minha jornada. Esta que jamais foi pelo caminho mais curto ou mais rápido ou mais normal. Apesar de desde muito novo ter em mente que queria ser um otorrinolaringologista e um cirurgião, tive de percorrer meus caminhos do meu jeito, no meu tempo”, revela.

Segundo o cirurgião, tudo começou há exatos 15 anos, quando ele foi para a Bélgica estudar. “Quando voltei, um ano depois, já. não era mais o mesmo. Tinha conhecido um mundo e compreendi que ele era muito maior do que os limites da minha ilha natal. Após meu retorno logo ingressei na faculdade de medicina, onde conheci e me apaixonei pela otorrinolaringologia, ingressando depois na residência médica.”

Antes e depois

Quem vê hoje o Dr. Leonardo atendendo a ricos e famosos não imagina como foi o início de sua carreira, no SUS. “Por quatro anos, assumi o papel duplo de residente em formação e também de um jovem médico atuante no SUS, com muito orgulho. Não era fácil, pois a demanda por atendimento era enorme. Não era glamouroso, mas foi minha maior escola.”

Então no final do ano de 2016, o Dr. Rafael Leonardo montou sua primeira clínica de otorrinolaringologia, trazendo tanto os conhecimentos adquiridos na Europa como as experiências aprendidas no SUS, aliado a técnicas exclusivas e inovadoras, iniciando então um novo ciclo em sua vida e atraindo a atenção da elite paulistana. “Em pouco tempo, comecei a atender cada vez mais pessoas de destaque na sociedade, como grandes empresários, políticos, artistas e figuras públicas, mas sem nunca negligenciar atendimento aos meus demais pacientes, com a mesma qualidade e atenção.”

Balanço

O cirurgião analisa sua jornada e mostra gratidão por tudo. “O importante é que eu cheguei lá, no meu destino, onde eu sempre sonhei e com as pessoas que amo ao meu lado. Obrigado a todos aqueles me apoiaram na busca dos meus sonhos e também aqueles que de, alguma forma, seja física, seja virtual ou espiritual compartilharam comigo um momento de carinho no dia de hoje. E que o futuro nos reserve ainda mais conquistas”, conclui.