Cláudio lasso aponta as dificuldades de recrutar profissionais na área financeira
Claudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria contábil há 15 anos, diz que essa falha na contratação pode prejudicar os resultados da organização
Nem sempre as empresas contratam o funcionário certo para a vaga em um processo seletivo. E uma contratação errada pode gerar consequências desastrosas. Na área financeira não é diferente.
O principal erro que uma empresa pode cometer na hora de procurar profissionais para a área financeira (do estagiário ao diretor) é não analisar profundamente o perfil desejado.
“Essa falha pode resultar na atração de candidatos não qualificados e, em longo prazo, naturalmente vai prejudicar os resultados da organização”, explica Claudio Lasso, contador e CEO da Sapri Consultoria.
O empresário, que atua no mercado de consultoria e auditoria contábil há 15 anos, diz que ao mesmo tempo que profissionais de RH enfrentam desafios no processo de recrutamento e seleção, destaca-se a dificuldade em encontrar profissionais que se enquadrem no perfil desejado.
O profissional fez uma pesquisa que apontou que uma parcela significativa dos entrevistados tem muita dificuldade em atrair pessoas com as habilidades técnicas necessárias e que estejam alinhadas com os valores da empresa. Ele elenca as principais dificuldades apontadas:
-Encontrar pessoas que, além de ter capacidade de se relacionar, sejam também assertivas para fechar uma venda
-Encontrar candidatos com aderência ao perfil da vaga
-Encontrar profissionais com conhecimento da área em questão e da região de atuação
-Encontrar profissionais com estabilidade, escolaridade (superior cursando) e com experiência no segmento da empresa
-Encontrar um candidato com o perfil alinhado ao negócio e aos valores da organização
Claudio faz uma série de perguntas que servem como uma reflexão. Através dessa análise é possível evitar erros e superar dificuldades.
Quanto você dedica de tempo para analisar o perfil ideal do profissional de vendas que sua empresa realmente precisa?
Será que a falta dessa análise não é o que está causando essa dificuldade em atrair e encontrar profissionais alinhados ao perfil da vaga e aos valores da organização?
Será que a alta frequência de candidatos com perfil inadequado pode estar relacionada à falta de entendimento e de alinhamento das informações da vaga na hora de divulgar o perfil desejado?
“Se após refletir sobre esses pontos, você ainda sentir a necessidade de aprofundar seu conhecimento nas áreas de contratação e treinamento, sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe. Teremos enorme prazer em recebê-los para um café”, completa.