Você conhece a higienização com ozônio para carros? Saiba mais

A limpeza do veículo envolve questões mais importantes do que uma boa aparência, e remoção de sujidades. Para que você evite o surgimento de problemas causados pelo acúmulo de resíduos, conheça a higienização com ozônio para carros e saiba mais sobre os benefícios desse serviço.

 

Como a oxi-sanitização funciona

 

Um dos métodos de higienização de veículos que mais tem feito sucesso é o de limpeza com ozônio, também conhecido como oxi-sanitização.

 

Ele funciona da seguinte forma: o profissional responsável pelo serviço sanitiza o ambiente com ozônio com um gerador apropriado para oxi sanitização, com o intuito de remover os microorganismos que estão no interior do carro, assim como erradicar todo e qualquer tipo de odor.

 

Diferentemente dos demais produtos e técnicas disponíveis no mercado, a oxi-sanitização conta com a vantagem de que consegue alcançar cantos que outras substâncias e procedimentos manuais não conseguem.

 

Outro ponto forte é que diferentemente de outros métodos, a limpeza com ozônio é muito mais ecológica e oferece menos danos para o plástico e para os tecidos. Este mecanismo é tão eficiente e seguro que é feito constantemente em ambientes hospitalares. 

 

Isso porque a substância é 200 vezes mais potente do que o cloro, e além disso, consegue assegurar a erradicação de microorganismos resistentes ao cloro, como é o caso da listeria, salmonella, giardia, e e.coli.

 

Outra questão importante a ser levado em consideração é que a limpeza com ozônio também é capaz de remover manchas e resíduos de cosméticos, bronzeadores e óleos impregnados nos bancos.

Além disso, diferentemente do que se costuma pensar, a oxi-sanitização não é prejudicial e tão pouco oferece irritabilidade para os olhos, unhas, pele, e cabelo. Assim como também não deteriora a estrutura interna e externa.

 

Quanto à periodicidade, mantenha como regra para si que o procedimento deve ser realizado pelo menos duas vezes no ano para garantir a erradicação de microorganismos causadores de doença.

 

Higienização com oxigênio e coronavírus: qual a relação?

 

Em tempos de pandemia, diversas empresas têm oferecido serviços com a promessa de erradicar o contágio de coronavírus no carro.

 

No entanto, até o momento não há nenhuma evidência científica que comprove tais informações. Por outro lado, existem estudos que comprovam a eliminação do vírus por meio da oxi-sanitização, a exemplo de vírus similares como é o caso do rotavírus, e até mesmo da poliomielite.

 

Considerando a importância da higienização de todas as superfícies das quais entramos em contato, vale a pena investir no procedimento como uma alternativa para se manter seguro e protegido contra a covid-19.

 

Limpeza caseira ou profissional: qual escolher?

 

A limpeza automotiva feita de forma caseira é uma prática extremamente comum. No entanto, considerando a importância da remoção completa de microorganismos, é necessário estar atento se essa economia está de fato mantendo o seu veículo a salvo da proliferação de doenças.

 

Apesar de parecer mais em conta, a higienização caseira também tem os seus custos. Uma vez que se você for fazer isso da forma correta terá de desembolsar o dinheiro necessário para a compra dos produtos recomendados tanto para a limpeza em si, como também para aqueles específicos para o seu tipo de estofado.

 

Além disso, quando feita de forma incorreta, as chances da lataria e demais partes serem danificadas é muito maior. A pressa é inimiga da perfeição, portanto, não limpe o seu carro sozinho se você estiver com pressa.

 

É necessário ter paciência para alcançar as áreas menores para assim, assegurar a remoção completa de resíduos. 

 

A economia é sim um fator a ser levado em consideração, mas se atente para esses outros fatores antes de fazer a sua escolha. Por outro lado, apesar do custo necessário para a contratação do serviço, a limpeza profissional apresenta mais vantagens. 

 

A começar pela garantia de que o seu carro não será danificado por um erro amador, assim como poderá se sentir seguro sabendo que todas as sujidades que promovem a proliferação de microorganismos causadores de doenças foram removidas por completo. Outro ponto importante é que além da comodidade, o surgimento de mofos também será evitado com a aplicação de agentes protetores no estofado.