Entenda como montar currículo para recolocação profissional

Diante do atual cenário mundial, diversas pessoas foram desligadas das respectivas empresas que trabalhavam. Tendo isso em vista, entenda como montar currículo para recolocação profissional.

 

A importância do currículo em um processo seletivo

O currículo é o seu cartão de visitas, como muitas empresas de recrutamento tem chamado. Portanto, nada mais justo do que ele ter tal aparência. 

Mais do que um arquivo preenchido com as suas informações pessoais e experiências de trabalho, ele precisa mostrar quais são as suas ambições, diferenciais e porque você deve ser contratado para a vaga que se candidatou.

Um bom currículo depende de uma boa apresentação, e isso significa que o aspecto visual também conta muito. 

Caso você não tenha aptidão para montar currículo com programas de edição, acesse sites que oferecem templates, como é o caso do Canvas. Dessa forma você precisará apenas alterar os dados de acordo com as suas informações pessoais.

Por falar em se apresentar, conte um pouco mais sobre você. Não se limite em apenas preencher informações, fale mais sobre a sua história, suas ambições, os projetos que liderou, e afins.

Se você é um profissional experiente, com uma longa carreira, tome cuidado com a quantidade de informações que colocará. Seja objetivo, e se limite a apenas uma página.

Outra questão importante são os desafios profissionais. Diferentemente do que algumas pessoas costumam pensar, os contratempos nem sempre são um impeditivo. 

Na realidade, eles podem se tornar um símbolo de superação e resiliência. Portanto, que tal contar algum episódio marcante que tenha te ajudado a crescer assim como quais foram as habilidades que você adquiriu com ele, e a sua carga de responsabilidade nesse período.

É imprescindível também que você diga quais são as suas habilidades, ou seja, quais são os fatores que lhe diferenciam dos demais candidatos àquela vaga. 

Em um país como o Brasil que chega a marca de 14,6% na taxa de desemprego, é de extrema valia que você aproveite os atributos que o tornam um destaque.

 

Crie conexões com pessoas da sua área

O networking é fundamental para quem precisa de uma recolocação no mercado de trabalho. Isso porque, muitas empresas acabam disponibilizando vagas somente para o processo seletivo interno, e não abrem para o público.

Com essa “porta de entrada” aberta por uma pessoa já do conhecimento e confiança da companhia, fica muito mais fácil de você conquistar o seu espaço.

Há quem diga que QI é tudo, e isso nada tem a ver com a inteligência que você carrega, mas sim, sobre quem indica. Portanto, não hesite em estabelecer relações com quem já atua na sua área, e principalmente, com aqueles de alto escalão.

A maneira mais fácil de começar a sua rede de networking é contactando seus amigos, e colegas que trabalharam com você anteriormente. Isso porque, pelo fato de te conhecerem mais a fundo, eles podem te recomendar com mais propriedade.

Não desconsidere, de forma alguma, se aproximar (ainda que virtualmente) de profissionais do seu segmento. Se engana quem pensa que basta adicionar. 

É necessário ter algum tipo de interação, portanto, curta as publicações e comente sempre que possível (o mesmo também vale para as pessoas que estão em cargos de liderança). Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado.

Busque oportunidades nas páginas de ofertas de emprego, para que assim, você faça parte dos bancos de talentos.

Caso você tenha alguma empresa que almeja fazer parte, fique atento nas vagas divulgadas no site institucional. Estar atento na página deles também é uma forma de entender mais sobre a cultura, e consequentemente se preparar para uma possível entrevista.

As consultorias de carreira e orientações profissionais também são uma excelente alternativa para esse período de recolocação. Isso porque, o serviço prestado pode te ajudar a entender mais sobre a diferença que existe entre o profissional que você é, e aquele que almeja ser.

Assim como poderá te ajudar a estabelecer conexões mais assertivas com empresas e profissionais que de fato irão lhe render bons frutos.