Quanto custa um curso de auxiliar de saúde bucal?

A saúde bucal é fundamental, afinal de contas, a maior cavidade do corpo precisa de cuidados e atenção, pois além de cumprir a função de falar, mastigar e respirar, a boca está sempre em contato com o meio ambiente, e pode ser a porta de entrada para microorganismos que prejudicam a saúde.

O profissional que se dedica a realizar procedimentos e cuidados com a boca de um paciente é o odontologista, também conhecido como dentista, que faz o trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamentos na boca e na face.

Mas ele não realiza este trabalho sozinho, é imprescindível a presença e parceria com um Auxiliar de Saúde Bucal para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível dentro do consultório. 

Para que você conheça um pouco sobre as funções e o papel do Auxiliar de Saúde Bucal, elaboramos este artigo. Confira!

O que é um Auxiliar de Saúde Bucal

A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal existe a muito tempo atuando nos consultórios odontológicos, mas apenas em 2008 ela foi regulamentada.

O profissional que exerce essa função é essencial para que o paciente tenha uma boa experiência e um bom atendimento quando busca um consultório, e para que isso aconteça, é necessário que este profissional entenda de odontologia, conheça muito bem a rotina de um consultório e trabalhe conjuntamente com outros profissionais para que o paciente fique satisfeito antes durante e após o atendimento.

 

O que faz um auxiliar de saúde bucal?

O Auxiliar de Saúde Bucal, acompanha todo o percurso do paciente antes do atendimento, durante e após, além de realizar serviços extras no consultório.

Antes do atendimento começar, é o Auxiliar de Assistente Bucal que reúne as informações necessárias sobre o paciente e o prepara para a consulta, além de separar os instrumentos e materiais que serão usados.

As informações são repassadas para o dentista que passa a conhecer um pouco mais sobre o perfil do paciente e o que ele precisa. Esses elementos são relevantes para que o atendimento aconteça de forma eficiente, e tudo é organizado de forma  que o tempo seja otimizado e ocorra tudo normalmente.

Durante a consulta, o auxiliar é responsável por ajudar os profissionais que trabalham junto com ele, para que as atividades sejam feitas da melhor maneira possível, garantindo que o paciente seja bem tratado e que ao final do atendimento a saúde bucal dele esteja em boas condições.

Para isso, é necessário que o profissional organize e execute ações relacionadas à higiene bucal com o paciente, forneça para os dentistas e técnicos os instrumentos utilizados nas intervenções clínicas e saiba manusear os materiais de uso odontológico sempre que for  preciso.

Após a consulta, o auxiliar de saúde bucal ainda precisa executar tarefas como a limpeza , desinfecção e esterilização dos equipamentos que foram usados e do ambiente de trabalho, além disso, é função deste profissional após o final de cada consulta registrar os dados  e as informações que foram observadas e coletadas durante a consulta do paciente e processar os filmes radiográficos das consultas.

Por fim, depois de todo esse trabalho o auxiliar de saúde bucal tem a responsabilidade de realizar algumas funções extras na clínica, como aplicar medidas de biossegurança, que dizem respeito ao armazenamento, manuseio, transporte e descarte de produtos e resíduos que utilizados e produzidos durante o atendimento.

As medidas de biossegurança são primordiais para evitar infecções na clínica que possam prejudicar a saúde de funcionários e clientes.

Tarefas relacionadas a promoção de ações de prevenção, como ensinar técnicas de higiene bucal, e maneiras de prevenir doenças também são de responsabilidade desse profissional

Após conhecer todas essas atividades que fazem parte da função de um auxiliar de saúde bucal, veja o que você precisa para se tornar um.

O que fazer para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal?

Antes da legalização da profissão, não era necessário nenhum tipo de formação ou certificação para atuar na área. Apenas em 2009, passou a ser uma obrigatoriedade realizar um curso de Auxiliar de assistente bucal para exercer a profissão.

É muito importante ter um certificado que comprove sua competência e habilidade, então realizar um curso é fundamental. 

Tanto os cursos online quanto os presenciais possuem o mesmo valor legal, desde que estejam validados pelo Conselho Regional de Odontologia. Os cursos online tem a vantagem de serem mais práticos, econômicos e seguros. 

Tenha atenção apenas em qual instituição você pretende iniciar o curso, faça pesquisas para ver se são confiáveis e se tem boa reputação.

 

Quanto custa um curso de auxiliar de saúde bucal?

Na internet é possível encontrar uma variedade imensa de instituições que oferecem o curso em vários níveis, desde o básico, importante para você conhecer de maneira geral como funciona a profissão, até o mais completo, onde é necessário cumprir horas de estágio obrigatórias.

Muitos deles são pagos, mas é possível encontrar cursos online gratuitos de auxiliar de saúde bucal, em instituições tradicionais no mercado de educação à distância, como a Unova Cursos.

4