5 dicas básicas para desinfectar roupas em casa

Se você compra roupas em lojas ou brechós sabe que deve, obrigatoriamente, lavá-las antes de usar, mas esse cuidado deve ser tomado mesmo com as roupas que você já possui e usa no dia a dia.

Os cuidados com desinfecção e descontaminação de peças são uma preocupação básica que todas as pessoas devem ter, principalmente agora, em épocas de pandemia, quando o coronavírus marcou presença e as incertezas ligadas a ele e estudos para obter mais informações, ainda estão em andamento.

Levando em consideração fatores como a crise sanitária que assola o Brasil e as medidas urgentes para frear a disseminação do coronavírus e evitar o contágio, elaboramos 5 dicas básicas para que você possa desinfetar suas roupas em casa com maior eficiência, tirar todas as dívidas quanto à desinfecção e por fim se sentir mais seguro em épocas de isolamento, quarentena e distanciamento social.

Se puder, fique em casa!

 

Cuidados essenciais para se proteger durante a pandemia

As Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde estabeleceram recomendações e diretrizes que todas as pessoas devem seguir para se proteger do coronavírus. 

Portanto, é preciso tomar cuidados redobrados nos espaços públicos, em casa, no trabalho e em todos os lugares onde é possível estar exposto ao vírus.

 

Por isso:

  • Use sempre máscara, evitando tocar o rosto com as mão sempre;
  • Evite tocar objetos e lugares com muita circulação de pessoas;
  • Mantenha distanciamento em filas, mercados, hospitais, trabalho, entre outros;
  • Quando chegar em casa tire os sapatos antes de entrar;
  • Tire a roupa da rua e coloque-a em um lugar seguro;
  • Não sacuda as roupas para evitar o espalhamento do vírus que pode estar depositado nelas;
  • Tome banho quando voltar para casa.

 

A importância de desinfetar roupas em casa

O ato de desinfetar as roupas é importante e você já está acostumado, mas talvez você precise lavá-las com mais frequência que o habitual devido à situação atual que estamos vivendo.

Ainda não existem muitas informações sobre quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em peças de roupas, mas a maioria delas possuem elementos como plástico e metal onde eles podem viver  por algumas horas ou dias, por isso, tenha bom senso.

Se você estiver cuidando de uma pessoa doente em casa, o ideal é que suas roupas sejam manuseadas com luvas descartáveis, mas as peças de pessoas sadias e doentes podem ser lavadas juntas, pois o sabão possui a capacidade de quebrar as moléculas de gordura que envolvem qualquer vírus, como é o caso do vírus causador da covid-19.

 

Dicas para desinfectar roupas em casa

Reunimos algumas dicas valiosas para que você possa fazer uma lavagem eficaz de suas roupas, e dessa forma manter a segurança no ambiente doméstico. Essas dicas servem também para a desinfecção de peças no geral.

1. Manuseio das peças

Tenha sempre atenção ao manusear as roupas, quando for tirá-las do corpo, tente fazer de forma a não tocar o seu rosto. Não sacuda as roupas de forma alguma, isso impede que o coronavírus se espalhe pelo ambiente. É importante tomar banho logo depois que chegar em casa.

Se você estiver convivendo com uma pessoa contaminada e isolada em quarentena, o ideal é manusear as roupas usando luvas e máscaras, coloque-as em sacos plásticos e se não for possível lavá-las de imediato, deixe-as sempre em um lugar seguro e afastado.

 

2. Quantidade certa de sabão

Durante a lavagem, muitas fontes recomendam o uso de uma quantidade maior de sabão. É importante ficar sempre de olho na embalagem do seu produto, para que você utilize a quantidade certa para o volume de roupas que será lavado.

Se você utiliza lava-roupa, não abarrote sua máquina, porque isso pode prejudicar a lavagem e impedir que o sabão consiga agir em todas as partes da peça.

 

3. Use uma quantidade maior de água que o costume

Usar uma quantidade maior de água facilita a lavagem e faz com que as roupas tenham espaço suficientes para serem mexidas na máquina durante o processo, desta forma o sabão conseguirá agir de maneira adequada.

 

4. Passe suas roupas ou use água quente

Colocar as roupas em água quente, acima de 60ºC, pode ser uma solução para garantir a eliminação de qualquer microorganismo existente na peça, inclusive o coronavírus. As altas temperaturas potencializam o processo de limpeza e desinfecção, principalmente nas roupas de pessoas doentes.

Após a lavagem, passar as roupas a ferro também é uma ótima alternativa, este equipamento é um aliado poderoso para a higienização.

 

5. Higienize os locais onde as roupas são colocadas

Dê atenção aos locais onde as roupas são armazenadas, pois higienizá-los também é preciso, principalmente porque são materiais feitos geralmente de plástico ou metal, onde o vírus pode viver por mais tempo. 

Todos esse cuidados devem ser mantidos também com roupas de cama e banho, principalmente as utilizadas por pessoas doentes.