Cartão de crédito clonado: Saiba o que fazer e como prevenir

Ser vítima de clonagem de cartão de crédito é uma circunstância que você deve evitar a todo custo. A cada dia, os mecanismos que os golpistas usam para cometer esse tipo de crime se tornam mais sofisticados. Por isso preparamos este artigo para você, onde indicamos como evitar que seu cartão seja clonado.

 

O que fazer se o seu cartão de crédito for clonado?

Quando o seu cartão de crédito for clonado, o primeiro passo é solicitar o bloqueio imediato nas financeiras, o qual pode ser realizado por telefone ou de forma presencial em lojas ou agências bancárias correspondentes.

Em seguida, é necessário conferir cada extrato de sua conta, a fim de saber quais as cobranças não condizem com os valores que estão sendo cobrados, ou seja, compras que não foram feitas por você.

Ao passar por essas duas fases, você deverá realizar um Boletim de Ocorrência – BO, na delegacia mais próxima de sua residência. Assim, quando forem enviados protestos em seu nome, poderá comprovar que não foi o responsável pela dívida.

Além disso, você também pode fazer um alerta sobre o cartão e outros documentos roubados no site do SERASA.

 

Quais etapas você pode seguir para evitar que seu cartão seja clonado fisicamente?

A clonagem física ocorre quando uma cópia do seu cartão de crédito é realizada quando utiliza o mesmo como forma de pagamento ou deixa exposto visivelmente, de modo que qualquer pessoa consiga captar os dados.

Lembre-se de que quem clona seu cartão não precisa fazer uma cópia exata, mas funcional. Portanto, o que fazem neste caso é reproduzir as informações nele contidas, por meio do uso de tecnologia adequada.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, siga estas dicas:

  •         Não confie seu cartão de crédito a terceiros;
  •         Não anote os dados do seu cartão de crédito em qualquer lugar, incluindo o seu telefone celular. Assim, em caso de furto, não pode ser utilizado ou clonado.
  •         Mantenha ativa a notificação de consumo e pagamentos por meio de mensagens de texto no seu celular ou e-mail. Se o seu cartão for clonado, ao usarem o mesmo, você receberá uma notificação de consumo que pode alertá-lo.
  •         Quando você usa seu cartão como meio de pagamento, sempre tome cuidado para que um terminal adequado seja usado. Se isso não for familiar para você, exija que eles lhe mostrem detalhadamente, antes de entregar seu cartão.
  •         Em caixas eletrônicos, verifique se não apresenta dispositivos eletrônicos ou apêndices anormais. Os trapaceiros usam esses dispositivos, adicionando-os a caixas eletrônicos para obter informações de cartão de crédito.

 

Quais etapas você pode seguir para evitar que seu cartão seja virtualmente clonado?

A clonagem virtual ocorre quando o scammer obtém os detalhes do seu cartão enquanto você o usa online. Para evitar ser vítima desse tipo de fraude, recomendamos:

Use apenas seu cartão de crédito para fazer pagamentos online em sites confiáveis. Acima de tudo, evite utilizá-los em promoções ou ofertas de empresas desconhecidas, especialmente se não os contatou anteriormente.

Use formas alternativas de pagamento, como Android Pay, Paypal e Mercado Pago. Com eles, os detalhes do seu cartão não são expostos e poderá realizar uma compra com mais segurança.