Vamos ter um novo Lockdown no Brasil ?

Vai haver um novo Lockdown no Brasil?

Não tem jeito… até mesmo quem evita falar sobre a Covid 19 não escapa da tensão de um novo possível Lockdown, principalmente para quem é Empresário no Brasil.

Alguns Estados como São Paulo mal acabaram as eleições para a Prefeitura e o Governo x Prefeito já passaram da fase verde para a fase amarela afim de tentarem conter o aumento de número de casos da Covid 19, sendo que em março houve o primeiro lockdown.

Fato é que os Empresários estão temerosos pois trata-se de um mês de 13 salário e quem ainda conseguiu manter sua empresa de pé teme que uma nova segunda onda ” arraste” de vez a empresa, sendo que muitas delas estão com empréstimos bancários e muitas dívidas a pagar.

 

Como se reinventar durante a Pandemia?

Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

 

No primeiro lockdown muitos empresários se reinventaram e quem trabalhava por exemplo com Ateliê de Costuras passou a confeccionar máscaras de proteção mas a iminência de uma nova quarentena atrapalharia os planos já que todas as pessoas tem bastante máscara de proteção( exceto àquelas que insistem em não obedecer às regras). Já outros empresários viram no delivery uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento. E claro, quem trabalha com eletro eletrônico online viu suas vendas aumentarem e muito.

Entretanto, o Governo Federal já avisou que se houver um novo Lockdown não será possível ajudar nem com os 300 reais de atualmente, o que dirá os 600 do início da Covid 19. Fora isso, o Governo também não deixará mais suspender o contrato de trabalho de funcionários Clt, o que dificultará absurdamente para as Empresas continuarem a pagar os funcionários normalmente.

 

O Setor de Turismo está agonizando.

Quem trabalha com turismo viu um fôlego de vida com o fechamento de pacotes para o Ano novo começar a aumentar, mas agora alguns Estados como Santa Catarina já ordenou o fechamento das Praias e Fogos de ano novo e com isso os pacotes que ainda não tinham sido vendidos estão encalhados.  O setor de eventos também diminuiu demais já que agora estão proibindo festas , consequentemente o setor de Ajustes em vestidos de noiva  e casamentos em geral já sente o novo impacto. 

Digitalizar a empresa durante a pandemia.

Se a sua empresa não estava ” na Internet” no início da pandemia provavelmente tenha sofrido, e muito, para chegar até aqui pois o processo de aceleração do universo online foi antecipado de 3 anos para 6 meses ou até menos.  Quem investiu na Internet em divulgação, Site otimizado, estratégias de SEO para site etc conseguiu sobreviver e até ampliou o faturamento em alguns casos. Já quem sempre deixou a Internet em 2 plano sofreu muito e até quebrou.

 

Quem fracassa é quem desiste!

Pessoas foto criado por prostooleh – br.freepik.com

 

Em grupos de Empresários no Whats app, Facebook e outras mídias é muito comum vários empresários dizerem que estão tão cansados por conta da Covid 19 que não saberão se terão forças pra se reinventarem com um novo possível lockdown já que deram toda sua energia, toda sua alma para não falirem. E se vier um novo lockdown não sabem se terão forças para continuar adiante pois tinham que negociar diariamente descontos de aluguel junto à imobiliárias, descontos em empresas de Telefonia e Internet, levantamento de documentação para a contabilidade suspender contrato de trabalho de funcionários, entre vários outros assuntos.  E agora não nos esqueçamos que há o 13 salário, sendo que muitos empresários estão endividados.

Tomara que a vacina contra a Covid19 saia o quanto antes seja lá de qual País for, e que toda essa briga Política que assola ainda mais nosso País seja deixada de lado em prol da população que não aguenta mais isso.  No Reino Unido a vacinação será iniciada, na Rússia já estão vacinando e em outros Países também.

E você Empresário, qual sua idéia para se reinventar nessa crise?

Um grande abraço.