O Dr. Leonardo Lourenço,mostra sua paixão por comunicar neurociência de forma simples e prática

 

 Cérebro bayesiano, processamento mental por erro preditivo, lócus cerúleos? Gente, o que é isso? Parece coisa de outro planeta, mas essa estranheza logo vai embora quando o Dr. Leonardo Lourenço começa a explicar de forma simples e acessível o que é cada um desses temas da neurociência. Ele é extremamente hábil em traduzir essa ciência tão importante e atual, que estuda o sistema nervoso, reunindo conhecimentos de diversas áreas (neurologia, biologia, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia etc.). Leonardo Lourenço é um excelente guia nessa jornada de compreensão do cérebro humano e de como podemos aprimorar essa que é considerada a parte mais nobre do nosso corpo. Afinal, é com conhecimento de causa que ele pode fazer isso, visto que, dentre outras coisas, foi capaz, ele mesmo, de emagrecer 100 kg, transformando sua própria mente.

É assim que o Dr. Leonardo – neurocirurgião formado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) – descomplica, comunica e explica de forma prática e proveitosa temas neurocientíficos de ponta. Afinal, a comunicação só faz sentido quando todos entendem o que está sendo falado.

Economia pessoal, educação de crianças, relacionamentos afetivos, saúde, sexo… Tudo atravessa a neurociência. No caso da pandemia atual, por exemplo, ela trata desde os efeitos do corona vírus no cérebro humano até a propagação de notícias falsas (fake news), passando pelo comportamento social e pelos aspectos de saúde mental durante o isolamento.

No seu papel de comunicador, além de compartilhar conhecimentos de modo simples e aplicado às situações cotidianas, o Dr. Leonardo apresenta informações atuais, confiáveis e avalizadas cientificamente. Ele está sempre alerta ao que desponta nas pesquisas e trabalhos nacionais e internacionais. São mais de 19 anos dedicados ao estudo da neurociência. Em 2019, lançou o livro Noocídio: quem sou eu sem os meus problemas?, pela editora Labrador. A publicação está em sua segunda tiragem, figurando na lista dos mais vendidos da Amazon (categoria devocionais, religião e espiritualidade). Seu currículo inclui a participação como palestrante em eventos nacionais e internacionais, além de entrevistas para veículos de comunicação.

 No mês de dezembro de 2020, participará como palestrante no maior evento Internacional de Hipnose, o IX Hipnosur. Atualmente comanda o quadro “Sintonia Cerebral” no programa Pointmix da Rádio Exclusiva FM.

Instagram: @drleonardolourenco

YouTube: Dr Leonardo Neuro