Como buscar a evolução e o equilíbrio emocional?

Seja em época de pandemia ou não, o equilíbrio emocional é essencial

Por Cristine Lima

Quando falamos em equilíbrio temos muitos aspectos para abordar. Se pensarmos no que buscamos para nossas vidas, podemos refletir sob duas primícias básicas: uma é a evolução e a outra o equilíbrio.

Estamos sempre evoluindo. Ao nascer, aprendemos a falar, andar, comer sozinho, se cuidar e, assim, como passamos da criança para adolescência, do adulto para o idoso, vamos nos desenvolvendo.

Abordando outros aspectos evolutivo, vamos priorizar o plano intelectual, emocional e espiritual. Como esta seu desenvolvimento nestes aspectos?

Pensando que estamos sempre evoluindo até a chegada de nossa morte, precisamos estar sempre atentos e trabalhando nesse processo. O que você tem feito para o seu crescimento?

Responda se é capaz e o que já fez para crescer nos aspectos:

– Emocional?

– Intelectual?

– Espiritual?

Se você não soube responder, sinto muito, mas você não está cuidando de você, da sua base.

Sempre digo que somos uma “máquina” e que esses aspectos precisam estar cuidados e engrenados. Quando um deles não funciona adequadamente, começam os  problemas, afinal, um influencia ao outro.

Então, nesse artigo eu vou abordar a questão emocional.

” Se deixar crescer aquela emoção que não é muito positiva, ela criará uma força que lhe dominará”.

Equilíbrio emocional: o turbilhão dentro de você

Você sabia que temos todos os sentimentos dentro de nós? Sim, todos nós possuímos alegria, tristeza, amor, ódio, medo, coragem, bondade, maldade, egoísmo, altruísmo, entre outros.

Quando abordo esses aspectos, as pessoas ficam indignadas e dizem “Imagina, eu não sou má!”. Sim, você pode não ser uma grande malévola, mas quem nunca fez uma maldade, mesmo que pequena ou até pensou em fazer uma maldade grande? O que diferencia o medroso daquele corajoso? E o egoísta do altruísta?

Basicamente, a diferença está naquilo que você alimenta dentro das suas emoções, e isso se inicia lá na infância, onde começamos a perceber as características pessoais de cada um.

Essas tendências precisam ser percebidas pelos pais, pois as atitudes tomadas em torno desse indivíduo vai intensificar, amenizar ou ainda diminuir drasticamente o comportamento indesejado.

Por isso, preste atenção naquilo que alimenta dentro de si ou no outro que está em formação. Se deixar crescer aquela emoção que não é muito positiva, ela criará uma força que lhe dominará.

Como já disse, ninguém muda totalmente, porém, se quiser de verdade, pode melhorar muito.

Às vezes é difícil fazê-lo sozinho, entretanto, existem muitas técnicas psicológicas que são utilizadas para auxiliar nesse processo.

Quando conseguimos trabalhar e aprender a lidar com essas emoções, atingimos o que chamamos de Inteligência Emocional.

Por isso, preste atenção no seu comportamento!

Quem é Cristine Lima?

 Cristine Lima é psicóloga clínica (CRP 06/43571-9) há mais de 27 anos, além de diretora da Clínica Eubiose Integração em Saúde.

É pós-graduada em psicologia hospitalar, psicomotricista, orientadora vocacional, entre outros, além de palestrante e coautora do livro Mulheres Invisíveis, sobre violência contra a mulher, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020.

Saiba mais em @cristine.psicologia e @clinica.eubiose.