Covid-19 gera aumento de Hipocondria e TOC por limpeza

A psicóloga Ellen Moraes Senra esclarece como a fase de Coronavírus pode ser um gatilho para várias compulsões

Por Ellen Moraes Senra

Muito se ouve falar sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas o que pouco se sabe é que o TOC, como é conhecido, se caracteriza por um transtorno de ansiedade onde pensamentos obsessivos desencadeiam comportamentos compulsivos com diferentes conteúdos.

Sendo assim, pode prejudicar intensamente a vida do indivíduo que sofre com essa doença.

Pensando na pandemia atual que estamos vivendo, não poderia deixar de notar o quanto a Covid-19 (Coronavírus) pode se tornar um gatilho para pacientes com pré disposição a desenvolver esse transtorno.

Não apenas o TOC de limpeza, onde o indivíduo desenvolve o comportamento compulsivo de higienização exagerada em decorrência do medo da contaminação, como também fobias irracionais e hipocondria têm seus quadros ativados ou potencializados pela possibilidade do adoecimento.

Hábitos de higiene são fundamentais, mas em excesso podem desencadear transtornos

A realidade invadindo o irracional

Se por um lado temos uma ameaça real nos rondando, por outro lado o indivíduo pode desenvolver maneiras irracionais de lidar com tal ameaça.

Isto é, passar álcool em gel em todo o corpo, tomando banho a todo momento ou lavando as mãos excessivamente, o que também pode trazer malefícios.

Sim, os hábitos de higiene pessoal são nossos principais aliados nessa guerra contra o vírus, entretanto, não podemos facilitar o aparecimentos de outros transtornos.

Caso isso ocorra e você ou alguém próximo perceber que a situação saiu do controle, somente poderão ser adequadamente tratados com acompanhamento psicológico e, em alguns casos, psiquiátrico.

Então, para lidar com a situação, caso constate que que sua ansiedade está se tornando exagerada ou se está percebendo que está perdendo o controle sobre determinadas ações que executa, procure imediatamente ajuda especializada.

Os profissionais de psicologia são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a oferecer orientação psicológica on-line, portanto, procure um profissional de sua confiança, seja ele gratuito ou particular e siga as instruções adequadas.

Não deixe que a sua crise aumente na mesma proporção da crise na saúde que vivemos atualmente!

Quem é Ellen Moraes Senra?

 Ellen Moraes Senra é psicóloga, palestrante, escritora e professora universitária. Escreve livros para todas as faixas etárias, assim como também para o público negro, sempre com a proposta de que o diálogo, o autoconhecimento e o autoamor são as bases para a felicidade tanto consigo mesmo, quanto com as demais relações a serem construídas na vida.

Dentre suas obras estão “Autoamor: um caminho para a autoestima e regulação emocional feminina”, “A psicologia e a essência da negritude” e “Feiurinha Sabe tudo”. Também é colunista do Jornal Empoderado e da Revista Statto. Saiba mais em @psicologaellensenra.